Móveis de Valor - Edição 231

13 moveisdevalor.com.br ou renegociando suas dívidas. A título de infor- mação, em termos gerais, entre julho e dezem- bro de 2022, as plataformas tiveram média de 2,43 bilhões de acessos por mês, enquanto de janeiro a junho de 2023 esse número foi de 2,32 bilhões – queda de 4,5%, também de acordo com o Relatório Setores E-commerce no Brasil. Portanto, os demais setores analisados também estão sofrendo com a oscilação, não sendo exclu- sividade de Casa & Móveis. Mesmo assim, as plataformas digitais consegui- ram se consolidar no Brasil e já é possível notar mudanças nos hábitos de consumo da população. Lógico que a pandemia ajudou a impulsionar o e-commerce, porém a reabertura das lojas físicas mostrou que os consumidores querem ter novas experiências e que não devem se limitar a apenas um canal de compra. “Durante a pandemia, a digitalização do comércio foi muito grande, agora o que vemos no pós-pan- demia é uma maturidade nas vendas online, pois existe mais concorrência e mais vendedores, o que causa uma mudança grande em posicionamento nos canais de vendas e uma maior seleção de ven- dedores, levando em consideração a seriedade, bons resultados e qualidade”, analisa Rafael Biancalana, diretor da It’s Commerce, acrescentando que “na visão do consumidor há uma melhora em questão de pulverização de produtos, tornando-os mais acessíveis e com preços mais atraentes”. Philipe Cordeiro, CEO da moveeis.com , empresa dedicada a soluções para empresas de e-commer- ce, observa que, mesmo com resultados da venda digital de móveis em 2023 semelhantes aos do ano passado, alguns canais e alguns sellers estão ga- nhando mais market share (porcentagem referente RAFAEL BIANCALANA, DIRETOR DA IT’S COMMERCE – ESPECIALIZADA NA GESTÃODE E-COMMERCES PHILIPE CORDEIRO, CEO DAMOVEEIS.COM – HUB DE SOLUÇÕES PARA E-COMMERCES DE MÓVEIS à relevância e fatia de mercado). “Em con- trapartida, você vê o va- rejo físico sofrendo um pouco com o fechamen- to de lojas, um reflexo do comportamento de consumo da população. Os consumidores que tiveram experiências positivas durante a pandemia estão cada vez mais migrando essa compra para o digital e os varejistas que estão entendendo isso e me- lhorando a experiência do consumidor estão conseguindo usufruir dessa mudança”, avalia. Philipe continua: “Não é que o consumidor deixou de comprar, ele só está comprando de outra forma, ele quer uma experiência mais completa, não quer mais do mesmo ou um produto igual ao de todo mundo. A gente vê no mercado move- leiro que alguns lojistas se destacam quando entregam uma solução de produto mais elabo- rada. AMUMA, por exemplo, está crescen- do justamente por isso.

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