Móveis de Valor - Edição 231
20 moveisdevalor.com.br móveis atualmente. “Antes da pandemia muitas pessoas tinham receio de comprar móveis pela internet, mas esse hábito foi mudando e os consumidores passaram a valorizar a comodidade e o fato de não precisar sair de casa”. André lembra que na compra pela internet o consumidor consegue comparar prazos e preços entre os marketplaces de maneira rápida e sem sair de casa e isso torna o mercado mais competitivo. A Home Nobre chegou recentemente no e-commerce, mais precisamente no final de 2022. “No começo a gente tem que pegar o macete de como trabalhar num mercado novo e isso foi complicado, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Tivemos de fazer um estoque e trabalhar com outro tipo de entrega que abrangesse todas as regiões do Brasil”, recorda Rodolfo Marciano, diretor. Ele conta que traba- lhar com as transpor- tadoras exige em- balagens diferentes. mudamos tudo, pois trabalhávamos com entregas regionais CAIO DUARTE, GERENTE COMERCIAL DA PATRIMAR feitas por funcionários nossos. Então era mais fácil, mas a gente sabe que transportadora não é assim. Com o passar do tempo nos acostumamos a trabalhar com as grandes plataformas como Magalu e MadeiraMadeira, que se tornaram nosso carro-chefe para vendas”, revela. Foi a parceria com grandes players que também motivou a Patrimar a entrar nesse mercado. “Com o crescente uso da internet e da interatividade das mídias sociais, e o uso de ferramentas como realidade aumentada, 3D, criação de ambientes, entre outras, o consumidor descobriu que podia comprar móveis pela internet de forma segura e ágil”, afirma Caio Duarte, gerente comercial. Caio acredita que o consumidor descobriu que pode continuar a usufruir da comodidade e praticidade oferecidas pelo mercado digital, sem abrir mão das lojas físicas. “Ele pode pesquisar um móvel na internet e depois encontrá-lo nas lojas físicas. Enfim, para conquistar os clientes, o móvel precisa ter, além de qualidade e beleza, multifuncionalidade, praticidade, e interagir com os diversos ambientes”, analisa. A EJ Móveis percebeu ainda em 2016 que o e-commerce de móveis era uma alternativa interessante para superar a fase de instabilidade vivida pelo mercado na época. “Em apenas 15 dias começamos a bolar projetos e lançamentos voltados exclusivamente ao digital. Já trabalhávamos com móveis compactos e fáceis de transportar via Correios, o que facilitou bastante a nossa entrada nesse mercado e fez com que nossos produtos se destacassem entre os clientes”, relembra Leonardo Barbosa Rigonato, diretor. “Hoje o desenvolvimento de um produto voltado para o mercado digital precisa ser feito com muito tempo e cautela, todas as situações possíveis têm que ser analisadas e revistas diversas vezes, o cliente precisa receber exatamente o produto que comprou, a satisfação dele é a nossa melhor propaganda, não se vende uma imagem na internet, se vende uma experiência”. O diretor da EJ Móveis também lembra que o transporte ainda é um problema do setor.
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