Móveis de Valor - Edição 231

24 moveisdevalor.com.br Estratégias para uma gestão de estoque eficiente no e-commerce 1. Indicador de estoque Ao realizar uma compra de produtos para o estoque da loja, é importante saber como está a procura destes itens no mercado. Um indicador responsável para fazer um relatório durante certos períodos é algo que pode ajudar mais os varejistas a terem um controle da quantidade dos produtos que ainda têm no estoque. "O estoque excessivo pode levar a perdas financeiras, enquanto o estoque insuficiente pode levar a atrasos na entrega e insatisfação do cliente. Além disso, a falta de visibilidade do estoque em tempo real e a complexidade logística do processo também são desafios a serem superados", explica Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções. 2. Uso da curva ABC A curva ABC é uma ferramenta de análise de gestão de estoques que classifica os itens de um inventário de acordo com sua relevância nas vendas. A classificação é feita com base no valor total de vendas ou no valor total de uso de cada mercadoria, dessa forma ela ajuda a identificar os produtos mais importantes e, assim, definir ações estratégicas para cada um dos grupos. "A curva A representa 80% da receita, a curva B tem 15% do faturamento e a curva C, os 5% restantes. O recomendável é avaliar a curva ABC mensalmente para monitorar variações nas vendas, detectar possíveis rupturas de estoque e estimar as necessidades para o mês seguinte”, avalia o especialista. 3. Estoque parado O estoque parado pode ser um obstáculo comum para e-commerces, e ocorre quando os produtos não são vendidos em um período razoável, o que pode levar a prejuízos financeiros e problemas no espaço de armazenamento. “Para lidar com esse problema, é importante adotar estratégias criativas, como a realização de promoções, parcerias com outras empresas, ou mesmo a doação de produtos. Além disso, é essencial monitorar regularmente o estoque e a demanda do mercado, a fim de evitar a acumulação de produtos que não possuem saída”, aconselha. 4. Escolher bons fornecedores O processo de escolha de fornecedores é outro desafio, uma vez que normalmente eles atendem a várias empresas simultaneamente. Para evitar eventuais ‘dores de cabeça’, como atrasos na entrega de mercadorias, é recomendável que o vendedor conte com outros fornecedores “na manga”, para ter a quem recorrer nessas situações. "Compreender o tempo de entrega de cada fornecedor para cada produto é essencial. Por exemplo, se você souber que um fornecedor leva 10 dias para entregar um produto, será imprescindível manter um estoque com pelo menos 15 dias de suprimento ao fazer um pedido’’, finaliza Garcia. RODRIGOGARCIA, DIRETOR-EXECUTIVODA PETINA SOLUÇÕES

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