Móveis de Valor - Edição 231
27 moveisdevalor.com.br ções culinárias”, enfatiza Paulo, destacando que as projeções indicam um boom no compromisso com a vida verde. E, enquanto a sustentabilidade cresce, o metaverso promete aventuras digitais no entretenimento, fazendo com que a natureza man- tenha seu encanto. “As escolas estarão cada vez mais redescobrindo o poder do aprendizado ao ar livre, com muitas crianças encontrando felicidade nas simples alegrias da natureza”, prevê Paulo. O CONSUMIDOR DE MÓVEIS DO FUTURO Segundo o especialista, todas essas mudanças no modo de consumir irão influenciar diretamen- te o setor moveleiro, causando transformações profundas e rápidas. “As tendências emergentes apontam para uma fusão de tradição e inovação, onde o conforto do lar se encontra com a van- guarda do design”, destaca Paulo. Para ele, cinco principais pilares irão ditar o consumo de móveis em 2025, são eles: 1. AUTENTICIDADE E ARTESANATO Inspirado pela tendência "Homespun" (feito em casa), haverá uma crescente demanda por móveis que evocam uma sensação de auten- ticidade. Peças artesanais, feitas à mão e com materiais naturais estarão em alta. Os consu- midores, especialmente a Geração Z e os pri- meiros da Geração Alpha, buscarão peças que contam uma história, refletindo uma rejeição ao consumo excessivo e uma valorização do significado e propósito. 2. SUSTENTABILIDADE E DESIGN ECOLÓGICO Com um foco crescente na sustentabilidade, os móveis feitos de materiais reciclados ou upcycled ganharão popularidade no mains- tream. A tendência da Biofilia Radical sugere que os consumidores estarão mais conscientes de suas escolhas e optarão por móveis que tenham um impacto ambiental mínimo. 3. TECNOLOGIA INTEGRADA A crescente imersão em mundos virtuais e a familiaridade com a tecnologia significam que os móveis com funcionalidades tecnológicas in- tegradas, como carregamento sem fio e conec- tividade inteligente serão altamente desejados. 4. ESPAÇOS FLEXÍVEIS E MULTIFUNCIONAIS Com a ascensão dos espaços públicos e comu- PAULO ESCRIVANO, CIENTISTA DO CONSUMO E HEAD DA SPARKOFF BRASIL ESTUDOS APONTAM A SUSTENTABILIDADE COMO UM DOS PRINCIPAIS PILARES DO CONSUMO NOS PRÓXIMOS ANOS MÓVEL COM TECNOLOGIA INTEGRADA
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz