Móveis de Valor - Edição 231

44 moveisdevalor.com.br maneira, a personalização, a customização, do ponto de vista estratégico de mix de produto, são trazidas pelo design e pelo estilo do produto”, observa Andrea. “Há o design ligado ao provençal, ao estilo retilíneo, outro ao mais rústico, bem como há o design atrelado mais ao clean, e assim você vai trazendo para o seu portfólio de produtos essa característica mais personalizada que atende aos diferentes gostos de consumidores e faixas etárias”, continua a consultora. “A personaliza- ção e a customização vêm também pela escolha das cores e das madeiras, que acompanham esses estilos”, completa Andrea. A consultora também acredita que a persona- lização tem relação com o consumidor poder, por exemplo, escolher a cor que ele quer para o seu móvel. “Eu acredito que essa tendência de personalização tem perspectiva de continuar crescendo nos próximos anos porque cada vez mais a cor entra na decoração e no mobiliário”, destaca Andrea. “Um exemplo disso é a mais recente Movelsul. Antigamente o móvel era branco, depois veio o móvel 100% madeirado e hoje temos essa tendência da cor estar não somente na frente do móvel como também na caixa”, continua a consultora. “Então, passa-se a trazer mais cores, saindo do espectro básico do branco e do preto, cores muito neutras, e aí sim você começa a agregar personalização e customização ao mobiliário”, pontua Andrea, acrescentando que muitas vezes o fornecedor apresenta de duas a três opções de cores para que o consumidor ou o lojista possa escolher o modelo de maior interesse. Andrea destaca que, para ela, o grande diferen- cial das marcas hoje está justamente na capaci- dade de adaptar seus produtos para conseguir entregar itens personalizados a cada perfil de cliente. “É preciso saber valorizar sua assinatu- ra própria, seu diferencial, e hoje vemos muitas empresas que fizeram esse trabalho no mercado e na loja adquirirem um ganho de entendimen- to e de reconhecimento de marca”, continua Andrea. “Ou seja, é importantíssimo ter essa assinatura própria nos móveis para que o con- sumidor passe a criar uma identificação com a marca”, finaliza a consultora. AS CORES SÃO UM FORTE FATOR DE PERSONALIZAÇÃO DE MÓVEIS de nossos clientes como uma collab: unimos o nosso exper- tise em produtos e dos sistemas de impres- são para reproduzir padrões que as indús- trias desejam”, refor- ça o diretor. Ainda segundo ele, em um mercado competitivo e com muitas indústrias trabalhando com o mesmo tipo de móvel, uma assinatura de de- sign exclusiva é capaz de diferenciar a marca da concorrência, permitindo que ela se destaque demonstran- do sua singularidade e inovação. Andrea Krause, consultora de Mar- keting e Inovação da Eucatex acredita que o primeiro ponto para garantir o sucesso de uma empresa no mercado é trabalhar a diversidade do seu mix de produtos. “As empresas precisam trabalhar diversifican- do o tipo de produto que fabricam. E, desta ANDREA KRAUSE, CONSULTORA DE MARKETING E INOVAÇÃO DA EUCATEX

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