Móveis de Valor - Edição 231

50 moveisdevalor.com.br Aromatização nas lojas gera resultados positivos O olfato é um dos nossos sentidos que mais desperta memórias afetivas, fazendo com que muitas vezes consigamos nos lembrar do cheiro de lugares, de pessoas, comidas etc., com os quais já tivemos contato na nossa vida. E o marketing entendeu há muito tempo que usar certos aromas é uma forma de atrair clientes e fazer com que as pessoas consigam associar um cheiro diretamente à sua marca. Afinal, quem não reconhece o cheiro da MMartan ou da Melissa, por exemplo? “O marketing olfativo pode ajudar a empresa a criar uma boa relação com o seu cliente, dando uma ótima experiência durante a permanência no local e fazendo com que as sensações sejam fixadas em sua memória”, explica Juliana Fermano Reis, aromaterapeuta que possui um canal no YouTube sobre o assunto. Ela afirma que o cheiro também serve para chamar a atenção de possíveis clientes que passam pelo local. Essa estratégia está relacionada ao chamado neuromarketing, um tipo de estudo que busca padrões de comportamento por meio de pesquisas e testes neurológicos, sendo um dos seus objetivos entender como o cérebro pode ser estimulado por meio dos sentidos e fazer com que os indivíduos realizem compras. “O aroma do ambiente é capaz de influenciar no estado emocional dos clientes, dando sensação de conforto, controlando a ansiedade e fazendo o cliente permanecer por mais tempo na loja”, acrescenta Juliana. A profissional também afirma que “um aroma agradável e marcante no ambiente faz com que os clientes criem um vínculo com o produto e se lembrem dos bons momentos que vivem com a marca todas as vezes que sentem esse cheiro, transformando os consumidores em uma legião de fãs”. VAREJO Por Natalia Concentino, jornalista MARCAS FAMOSASUTILIZAMAROMAS ESPECÍFICOS PARACRIARUMACONEXÃOE DESPERTARAMEMÓRIAAFETIVADOSCLIENTESAOENTRAREMEMCONTATOCOMOCHEIRO

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz