Móveis de Valor - Edição 231
52 moveisdevalor.com.br Sensações transmitidas por fragrâncias Aromas mais orientais despertam a sensação de mistério; Perfumes f lorais são mais suaves e, por isso, mais utilizados para o público feminino; Lavanda e capim-limão são mais associados ao relaxamento e ajudam na concentração; Cheiros mais amadeirados transmitem a sensação de conforto e tranquilidade. Além disso, ainda conecta as pessoas à natureza; Cheiros mais frescos e cítricos inspiram leveza e alegria, além de agradar ao público mais jovem; Alecrim elimina energias negativas dos ambientes e reduz o estresse; Laranja-doce traz energia e alegria para a loja; Rosa instiga o romantismo; Baunilha é muito utilizado para lojas de culinária e confeitaria. Ela traz a sensação de confiança e proteção. Fonte: Meio&Mensagem 6 empresas que apostam no marketing olfativo Muitas empresas sabem da importância de investir no marketing olfativo. Inclusive, al- gumas marcas são referências nesse tipo de estratégia. Confira alguns exemplos: MELISSA A famosa marca de sandálias de plástico tem um cheiro de chiclete asso- ciado à sua marca. Em qualquer uma das unidades que o consumidor entrar, bem como em todos os produtos da empresa, ele sentirá o mesmo cheiro, que cativa princi- palmente as mulheres. AMOR AOS PEDAÇOS A loja de doces e bolos tem um aroma de chocolate com morango para aguçar ainda mais os sentidos. Isso acaba despertando a vontade de comprar. MMARTAN A loja de itens de cama, mesa e banho possui fragrância própria que é até vendida na loja para ser utilizada nos próprios produtos. O BOTICÁRIO A loja de cosméticos, cremes e perfumes desenvolveu um aroma personalizado. Além disso, a mistura de todos os cheiros no estabelecimento não costuma ser forte. Isso porque a marca toma muito cuidado em relação a isso. STARBUCKS É referência no setor de cafés e utiliza disso estrategicamente como cheiro do estabelecimento. Assim, o aroma é utilizado de maneira bem sutil para criar a percepção de que é o aroma natural do café do ambiente. NUTTY BAVARIAN A Nutty Bavarian, famosa por ven- der nuts glaceados, é uma grande referência de marketing olfativo. A empresa não utiliza nenhum aroma especial ou essência, o cheiro das castanhas assadas é res- ponsável por atrair os consumidores. Fonte: Meio&Mensagem
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz