Móveis de Valor - Edição 231
54 moveisdevalor.com.br Desafios e incertezas de como planejar o futuro do negócio OS INDICADORES ECONÔMICOS EGEOPOLÍTICOSDEVEMSERANALISADOSNA HORADE ESTRUTURAROFUTURODASUAEMPRESA APERSPECTIVA INICIALDOBCERADEQUEASITUAÇÃO IRIAPIORARNOS PRÓXIMOS MESES, ANTESDEMELHORARNOPRÓXIMOANO O fato de uma empresa saber onde está, para onde quer ir e como chegar lá, pres- supõe a definição de estratégias, metas viáveis e de um plano de ação, processos que requerem vigilância constante devido a incons- tância de movimentos dos agentes econômicos, os quais, inevitavelmente, atuam nos objetivos pretendidos. Sendo assim, fazer Planejamento Estratégico para o próximo exercício – como quase sempre acontece no último trimestre de cada ano – acaba sendo um desafio, na medi- da em que lida com incertezas sobre o próprio futuro do País. Indicadores econômicos desempenham um papel determinante na elaboração de um planejamento, fornecendo insights importantes e informações essenciais para tomada de decisões que ajudam a alcançar o sucesso. Referências como PIB, taxas de inf lação, taxas de juros e balança comercial, permitem que a empresa compreenda o cenário econômico em que atua, assim como auxilia a identificar oportunidades e ameaças que podem afetar suas operações e estratégias. ORIENTE MÉDIO Antes de eclodir o conflito na faixa de Gaza, em 7 de outubro, organizações internacionais se surpreen- diam com o crescimento do PIB brasileiro. É o caso da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Untad), que subiu a expansão nesse ano de 0,9% para 3,3%. Para 2024, a previsão era de 2,3%. Já o Banco Mundial previa cresci- mento de 1,3% do PIB no próximo ano, enquanto a OCDE estimava avanço de 1,7%. O Boletim Focus, que reúne as expectativas de agentes do mercado brasileiro, projetava alta de 1,5% para o PIB. GESTÃO Por Guilherme Arruda, jornalista convidado
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