Móveis de Valor - Edição 231

66 moveisdevalor.com.br M uito antes do conceito ESG (sigla em in- glês para governança ambiental, social e corporativa) estar no topo das preocupa- ções da maioria dos empresários, a Renner Sayerlack já se preocu- pava com o social, com o meio ambiente e com a sua governança. Estes conceitos sempre fize- ram parte da gestão da empresa, que prioriza a atuação responsável. Assim como o atendi- mento dos interesses da sociedade, o cum- primento da legislação, a manutenção de uma postura ética, o uso racional dos recursos naturais, a melhoria da qualidade de vida e a viabilidade econômica do negócio. Uma empresa global, que está há 55 anos no mercado de tintas e vernizes para madeira, a Sayerlack sempre prezou pela sustentabi- lidade dos seus negócios e das comunidades onde suas unidades estão inse- ridas. Além disso, a tinta e o verniz proporcionam proteção à madeira, contribuindo para evitar a sua deterioração e, consequentemente, aumenta seu tem- po de vida, e evita o corte de novas árvores. Ciente disso, busca soluções cada vez mais avançadas do ponto de vista ambiental, tanto em produtos, quanto de matérias-primas (de fontes renováveis), processos produtivos, transporte, aplicação e disposição de re- síduos. A utilização de matérias-primas sustentáveis está no radar da equipe técnica, que recebe cons- tantemente atualizações e informações por meio de fornecedores, congressos e literaturas especializadas. GOVERNANÇAAMBIENTAL A Sayerlack foi uma das primeiras em Cajamar (SP), onde está a sua sede, a ter sua própria esta- ção de tratamento de efluentes, não descartando, desde então, seu esgoto no rio. Aliás, trata 100% do efluente doméstico e industrial gerado na em- presa, e parte da água tratada é usada para regar os jardins e no sistema de combate a incêndio. A Sayerlack também monitora a qualidade da água subterrânea coletando, semestralmente, amostras de mais de 60 poços espalhados em áreas especí- ficas da empresa. Outra preocupação é com o uso consciente da energia elétrica, tanto que o consumo é monitora- do mensalmente e campanhas educativas periódi- cas são realizadas com o intuito de conscientizar os colaboradores. Também compra energia no Mercado Livre, um ambiente de negociação com oferta de energia de pequenas centrais hidrelétri- cas ou de produtores com fontes alternativas de geração (biogás, solar, eólica etc.) alternativamente ao suprimento da concessionária local. A empresa também aproveita a iluminação natural, adota co- res claras nos ambientes internos, investe na troca do sistema de iluminação por lâmpadas LED, e até os motores, que foram adquiridos recentemente, são mais eficientes e consomem menos energia. Outra ação neste sentido foi a troca do grupo de compressores por equipamentos que têm sistemas PINTOU 55 Política ESG é nativa no DNA da Sayerlack AÇÕES NAS ÁREAS AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA SÃO EXEMPLARES NO SETOR MOVELEIRO ÁREAS VERDES NA FÁBRICA E UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE MANTIDOS PELA EMPRESA AJUDAM NA NEUTRALI- ZAÇÃO DA EMISSÃO DE CARBONO

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz