Móveis de Valor - Edição 231

72 moveisdevalor.com.br Não basta escolher seu público, é preciso entregar a ele o produto que ele quer! Q uando uma empresa decide fabricar e/ ou comercializar determinado produto, uma das primeiras perguntas que deve se fazer é “Qual o público que quero alcançar com meu produto?” Respondida esta questão, o próximo passo é identificar quais as características deste produto que irão despertar o interesse de compra no cliente. Quanto maior for a expectativa de renda deste público, mais seletivo e exigente ele será. Tenho acompanhado, ao longo de muitos anos, diversas indústrias do ramo de móveis, buscando, cada qual, atender os mais diversos públicos, dependendo de sua marca. Também tenho acompanhado a busca constante pelas melhores tecnologias disponíveis no mercado, no que diz respeito a maquinários para melhor estruturar sua produtividade e bem atender os seus clientes. Quem está melhor estruturado? Difícil dizer pois a tecnologia está disponível para todos e, independentemente do tamanho da empresa, todas tem buscado investir e aperfeiçoar seu “chão de fábrica”. Então o fato de ter uma indústria equipada com o que há de melhor em maquinários no mundo, já não é mais nenhum diferencial, mas sim uma necessidade se a empresa quiser estar inserida neste mercado com alta competitividade. E quanto ao produto desenvolvido e oferecido por estas marcas, qual o diferencial? Muitas marcas de móveis planejados buscam seguir as tendências para criar e oferecer os melhores produtos aos seus clientes. Para isso investem em feiras, como a famosíssima feira de Milão, onde está o “Salone del Mobile”, a maior e mais importante feira mundial de mobiliário. Não há dúvidas de que as grandes tendências estarão presentes nesta feira, e certamente vale o investimento para estar por dentro das tendências mundiais. Mas e o cliente final, o que exatamente ele busca? Tendências representam um direcionamento de mercado e produto para o futuro, e muitas pessoas acabam seguindo-as, mas quando seu público é muito específico, generalizar gostos e expectativas pode não ser a melhor ideia. As empresas têm perto de si a forma mais barata e assertiva de encantar o cliente, que é o simples fato de ouvi-lo, entender suas reais necessidades e expectativas, e por mais óbvio que isso pareça ser, algumas marcas presentes no mercado esquecem de fazê-lo ou então não dão a devida atenção a isto. Nem sempre o cliente aceitará uma alternativa para o que ele busca, e se sua empresa não estiver preparada para atender pontualmente a necessidade do cliente, certamente esse cliente buscará uma solução na concorrência. Portanto, preste atenção ao que o cliente deseja. Se seu produto é vendido por terceiros, escute atentamente os empresários parceiros que vendem sua marca, pois são eles que estão no mercado atendendo o seu público-alvo, e ninguém melhor do que eles para direcionar qual a real tendência de mercado para o seu real público. ARTIGO Por Eliane Maria Vignatti Por Eliane Maria Vignatti , EVCONS Consultoria Empresarial Ltda Para mais dicas acesse o QRCode e siga nossa rede social. Contato: eliane.vignatti@evcons.com.br ou (54) 99675-6228 PARA MAIS DICAS ACESSE O QRCODE ELIANE MARIA VIGNATTI, DA EVCONS CONSULTORIA EMPRESARIAL

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