Móveis de Valor - Edição 232
18 moveisdevalor.com.br Os números do varejo de mó- veis nos nove primeiros meses deste ano são muito ruins. Tanto em volume quanto em receita de vendas, -6,6% e 3,0%. Porém, são muito piores em algumas regiões e menos ruins ou até positivos em outras regiões. Inteligência comercial serve para analisar com lupa as ilhas de oportunidade. Elas existem e, normalmente, são determi- nadas por aspectos econômicos de longo prazo. Portanto, vale lembrar que o mercado é flutuante, porém, como não geramos novas demandas, o mercado ficou mais estreito, as disputas com outros itens e bens de consumo se acentuaram com o desenvol- vimento do e-commerce, onde móveis perde feio na preferên- cia dos consumidores e pedala- mos muito para conseguir 10% deste tipo de comércio. E a participação que temos no bolo de consumo das famílias, que há 20 anos estava na casa de 2%, agora se situa em 1,5%. Perdemos 25% do mercado. O estudo Mapa do Mercado, do Instituto Impulso, faz uma previsão de consumo de móveis em 2024 de R$ 86,9 bilhões, ou seja, 3,2% superior ao previsto para este ano. Veja quadros. E viável alcançar este número, mas por favor sem downgra- de, sem promoções absurdas e considerando tudo o que observamos aqui. Ou então, que Deus nos ajude a sair de resultados pífios que ocorrem ano após ano.
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