Móveis de Valor - Edição 233

106 moveisdevalor.com.br DOWPEDEPROTEÇÃO ANTIDUMPINGQUE IMPACTA INDÚSTRIADECOLCHÕES Em 31 de julho de 2023, a Dow Brasil Sudeste Industrial Ltda., proto- colou petição de início de investigação original de dumping nas exportações para o Brasil de poliol poliéter, originárias da China, e de dano à indústria doméstica decorren- te de tal prática. Em 28 de novembro de 2023 os governos da China e dos EUA foram notificados, por meio de ofícios, de praticar dumping, já que na análise verificou-se a existência de indícios de prática de dumping nas exportações para o Brasil de poliol originário da China e dos EUA. Se o Mi- nistério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços atender a reclamação da Dow, a indús- tria de colchões será afetada pela possibilidade de ser adotada sobretaxa às importações de poliol, onerando os custos da produção de espumas. PRODUÇÃO DE MÓVEIS EM SANTA CATARINA DESPENCA EM 2023 Pelo primeiro ano o IBGE pesquisou a produção de móveis em Santa Catarina e o resultado não poderia ser pior. De janeiro a dezembro a queda chega a incríveis 16,2%. Os outros dois estados do Sul também pesquisados pelo IBGE, mostram resultados melhores. No Rio Grande do Sul a PRODUÇÃO DE MÓVEIS FECHA EM QUEDA PELO 4º ANO SEGUIDO É possível afirmar que a redução na produção de móveis no Brasil é uma tendência? Os números do IBGE mostram que sim. Nos últimos 10 anos, em apenas dois (2017 e 2019) houve leve aumento na produção. A análise de 2023 mostra oscilação mês a mês, como se vê no quadro acima, com quedas maiores em março INDÚSTRIA BLU REALIZA CONVENÇÃO DE VENDAS E COMEMORA 10 ANOS A Blu, plataforma de soluções de pagamento, especialista na intermediação entre fabricantes e lojistas, realizou dia 11 de janeiro, sua convenção de vendas. O evento no Rio de Janeiro reuniu os 400 funcionários da empresa e contou com di- versas atividades. Entre elas, palestra do CEO da Plumatex e presidente da Abicol, Rodrigo de Melo, que apresentou o case da empresa e falou sobre a parceira com a Blu. Segundo o diretor comercial da Blu, André Alonso, o evento também teve como propósito comemorar os 10 anos de atividades da Blu e apresentar metas e projetos para 2024. e julho. Porém, os bons resultados em agosto e outubro não conseguiram reverter a queda do ano que ficou em 1,3%. produção caiu 2,7% nos 12 meses do ano na comparação com igual período do ano passado. O Paraná teve melhor desempenho, registrando alta de 2,2% na mesma base de comparação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz