Móveis de Valor - Edição 233
73 moveisdevalor.com.br os consumidores e, principalmente, estar aberto a se transformar e se adaptar às novas necessidades deles. “Para 2024 e além, vejo a ‘re-percepção’ como o fio condutor do consumo. Analisando relatórios de tendências de plataformas como Mintel, Stylus, WGSN, Foresight Factory e Business of Fashion, concluo que um tema central será a ‘re-percepção’, ou seja, a arte de ver o mundo sob novas perspectivas e questionar nossas certezas em um mundo incerto”, observa Paulo Escrivano, cientista do consumo e head da Spark:off Brasil, empresa especialista em mapear o futuro. “Esta abordagem requer constante ampliação de repertório, estudo e abertura para novas experiências”, continua o cientista. PRINCIPAIS HÁBITOS DE COMPRA DOS BRASILEIROS EM 2024 Para começar a mapear o futuro do consumo no Brasil é preciso, primeiro, esclarecer que hábitos de compra são padrões e comportamentos que os consumidores exibem ao adquirir produtos ou serviços, inf luenciados por uma variedade de fatores como preferências pessoais, necessidades, motivações, inf luências culturais e socioeconômicas, além de, claro, tendências de mercado. Segundo Escrivano, esses hábitos podem variar amplamente entre indivíduos e grupos, mudando ao longo do tempo devido a novas tecnologias, mudanças econômicas e outros fatores sociais, ambientais e culturais. Neste contexto, a Spark:off Brasil, hub de análise de tendências e inovação realizou um estudo profundo sobre o que vai pautar o consumo do brasileiro em 2024 e resumiu os resultados dessa pesquisa em sete principais pilares, são eles: 1. Re:generar: enfrentando a emergência climática com ações positivas; 2. Re:herdar: resgatando a ancestralidade como fundamento para o futuro; 3. Re:energizar: priorizando o bem-estar físico e mental em uma era de longevidade; 4. Re:encantar: buscando experiências que inspirem e encantem; PAULO ESCRIVANO, CIENTISTA DO CONSUMO E HEAD DA SPARK:OFF BRASIL PREFERÊNCIAS PESSOAIS, NECESSIDADES, MOTIVAÇÕES, INFLUÊNCIAS CULTURAIS E SOCIOECONÔMICAS SÃO FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NOS HÁBITOS DE COMPRA DAS PESSOAS 5. Re:significar: redescobrindo a simplicidade e a nostalgia; 6. Re:inventar: abraçando a individualidade e a contracultura; 7. Re:evolucionar: compreendendo o impacto da tecno- logia em nossas vidas e expressões. “Os Drivers de Mu- dança, juntamente com as necessidades humanas de uma época, são elementos fundamentais para im- pulsionar o consumo na sociedade e enten- der as mudanças nos hábitos de compra”, pontua Escrivano. “Eles abrangem desde colapsos climáticos e avanços tecnológicos até a desigualdade socioeconômica, e uma crise de bem-es- tar global”, continua o cientista, acrescen-
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