Móveis de Valor - Edição 233
74 moveisdevalor.com.br FERNANDO MOULIN, ESPECIALISTA EM NEGÓCIOS, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE tando que relaciona- das a esses drivers, as necessidades humanas podem incluir: • A busca por se- gurança e prote- ção em face das mudanças climá- ticas, levando a uma preferência por produtos e serviços que pro- movam a susten- tabilidade e a resi- liência ambiental; • A necessidade de inclusão e acesso em um mundo tecnologicamente avançado, onde a conectividade digi- tal e a alfabetiza- ção tecnológica se tornam cada vez mais essenciais; • A demanda por equidade e justiça social, ref letida na A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TAMBÉM TEM INFLUENCIADO DIRETAMENTE NAS DECISÕES DE COMPRA DOS CONSUMIDORES escolha de produtos e serviços de empresas que demonstram responsabilidade social e ética empresarial. Para Escrivano, a preocupação com a sustenta- bilidade do planeta e as questões sociais, eco- nômicas e políticas do Brasil e do mundo são os principais fatores que irão influenciar nos hábitos de compra em 2024. “A sustentabilidade continua sendo uma preocupação dominante, com mais de 60% dos consumidores tentando ter um impacto positivo no meio ambiente em 2023”, analisa o cientista. “Este comportamento indica uma demanda crescente por produtos e serviços que alinhem com as emergências am- bientais”, continua Escrivano, acrescentando que mais da metade dos consumidores em 2023 comprou apenas de empresas ou marcas em que confiavam em relação à responsabilidade social. Outro fator que está se tornando cada vez mais parte do cotidiano, inf luenciando as decisões dos consumidores e elevando as expectativas de engajamento com as marcas é a Inteligência Artificial. “De acordo com a Top Global Consumer Trends 2024, mais de 40% dos consumidores se sentiriam confortáveis com assistentes de voz oferecendo recomendações personalizadas, isso ref lete a aceitação dessa tecnologia na vida diária das pessoas”, destaca o head da Spark:off. Além disso, a super personalização de produtos, serviços e experiências é outra forte tendência para 2024. “29% dos consumidores afirmaram para a Top Global Consumer que em 2023 se sentiram confortáveis com as marcas rastreando as suas emoções, de modo a personalizarem as experiências de acordo com os seus humores, enquanto procuram uma fuga do estresse e da ansiedade diária”, comenta Escrivano. “Isso indica uma abertura dos consumidores para
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