Móveis de Valor - Edição 233
76 moveisdevalor.com.br experiências mais personalizadas e adaptadas aos seus estados emocionais. É uma visão interessante sobre as expectativas das pessoas em relação à personalização e à privacidade”, continua o cientista, acrescentando que todos esses fatores, somados, moldarão significativamente os padrões de consumo durante 2024. EXPERIÊNCIA DE COMPRA EM 2024 Além de mapear os principais hábitos de consumo dos brasileiros em 2024, também é preciso pensar no tipo de experiência de compra que mais irá gerar satisfação nesses novos perfis de consumidores que estão surgindo. “Estamos diante de um consumidor que já está mais familiarizado com a nova realidade do pós-pandemia, em que há ampla disponibilidade de acesso a aplicativos e sites de e-commerce, em conjunto com lojas físicas cada vez mais posicionadas para gerar experiências positivas”, comenta Fernando Moulin, especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente. Para ele, 2024 será um ano de consumidores extremamente exigentes, altamente informados sobre os produtos e serviços, que irão pesquisar bastante e avaliar de várias formas a melhor equação custo-benefício para atender suas necessidades de consumo. “Além disso, para grande parte dos consumidores, condições de pagamento facilitadas e serviços de conveniência (como entrega expressa e um ótimo pós-venda) serão um diferencial importante”, pontua Moulin, acrescentando que os brasileiros deverão continuar buscando ofertas e promoções ao realizar suas compras, além de prezarem por um atendimento diferenciado e alto nível de serviço. Outro dado importante revelado por um estu- do da Consultoria EuroMonitor Internacional divulgado em 2023 é que os consumidores irão EXPERIÊNCIAS DE COMPRA QUE INTEGRAM LOJAS FÍSICAS E LOJAS VIRTUAIS SERÃO ASMAIS SATISFATÓRIAS PARA OS CONSUMIDORES DE 2024 cada vez mais valo- rizar soluções tecno- lógicas aplicadas que melhorem seu dia a dia e marcas que os ajudem a se sentir melhores e mais feli- zes. “Assim sendo, as empresas que preten- dem fidelizar clientes deverão ter lojas e sites bastante atraen- tes, buscar otimizar todo o potencial do e-commerce integrado com a experiência de lojas físicas, e ter um portfólio de produtos e serviços muito inte- ressantes em termos de percepção de valor entregue ao cliente”, enfatiza Moulin. ESTRATÉGIAS DE MARKETING VÃO FUNCIONAR EM 2024 Para captar os novos consumidores que estão chegando ao mercado, as empresas precisam também atualizar suas estratégias de marketing. E, para Moulin, algumas dicas que podem funcionar nesse aspecto são: 1. Ter uma presença digital relevante, com muitas fotos atraentes e fartura de informações nas redes sociais e canais digitais; 2. Manter uma operação em marketplaces;
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