Móveis de Valor - Edição 233
78 moveisdevalor.com.br Interferência da economia nos hábitos de compra Para falar de hábitos de compra também é preciso lembrar de um dos principais fatores que inf luencia diretamente nas decisões dos consumidores: a economia do país. E, para 2024, apesar de fatores relacionados ao mercado internacional, como a Guerra na Ucrânia, a Guerra em Israel, e a eleição americana gerarem um cenário de incertezas na economia global, as expectativas para a economia brasileira esse ano são positivas. “A reforma tributária ter sido aprovada trouxe grandes avanços para a nossa econo- mia. A queda dos juros, mesmo que modes- ta, também é um sinal positivo, assim como a queda no número de endividamento e de inadimplência”, comenta o economista Da- niel Poit, acrescentando que a expectativa é que em 2024 o Brasil também conte com um aumento no número de empregos. Para o economista, outro dado positivo é que nos últimos anos os brasileiros demonstraram uma maior preocupação em diminuir dívi- das relacionadas a cartões de crédito e cheques especiais, o que é um indicativo de que a população está começando a ter mais responsabilida- de financeira. Nesse cenário, é esperado que em 2024 a classe média e a classe média alta brasileira invista mais em móveis e decoração do que nos últimos anos, além disso, com o movimento de aumento de oferta de imóveis populares através do “Minha Casa, Minha Vida”, a expectativa é que a classe C também faça investimentos no setor moveleiro. No entanto, quando o assunto é classe A, a tendência é que esse público continue gastando mais no mercado exterior em busca de luxo e sofisticação. “A previsão é que a classe média brasileira em 2024 gaste de 30% a 50% do valor dos seus imóveis novos em móveis e decoração, já a classe C certamente irá movimentar mais o mercado de eletrodomésticos e investir na troca de alguns móveis comprados durante a pandemia”, observa Poit. “O que permite o crescimento do setor de móveis e decoração é o crescimento da renda e da taxa de emprego que é algo que temos visto nos últimos meses no país e a tendência é que esses índices continuem crescendo em 2024”, finaliza o especialista. DE ACORDO COM O ECONOMISTA DANIEL POIT, AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS TENDEM A MELHORAR EM 2024 DANIEL POIT, ECONOMISTA 3. Ter um site de e-commerce funcional e eficiente; 4. Pensar em processos logísticos integrados, com operação de clique e retire, por exemplo; 5. Desenvolver uma excelente operação e estra- tégia de visual merchandising em lojas físicas; 6. Planejar um calendário promocional farto e bem executado; 7. Realizar atendimento pelo whatsapp; 8. Fazer um branding coerente e alinhado com propósitos e valores sustentáveis.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz