Móveis de Valor - Edição 233
86 moveisdevalor.com.br MERCADO NRF mostra escalada da IA no varejo R eúna tudo o que você leu ou ouviu sobre a NRF do ano passado. Agora imagine esses mesmos temas abordados na edição deste ano e insira uma camada robusta de Inteligência Artificial (IA). De forma simples, essa analogia expressa a presença da tecnologia na maioria das palestras no evento desse ano. Falou-se muito sobre tendências do varejo, conhecer melhor o consumidor, em omnicanal, em supply chain (cadeia de suprimentos) e tantos outros assuntos. Em comum, a possibilidade de avançar e melhorar tudo isso com a IA. Com mais de 40 mil participantes, 6,2 mil marcas e representantes de 100 países, o primeiro dia da NRF 2024 quebrou recordes de participantes e definiu novos padrões para o evento. Pela primeira vez em muitos anos, pessoas tiveram que assistir palestras de pé em salas lotadas e em outras nas quais sequer conseguiram entrar. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ASSEGUROU SEU INABALÁVEL E SÓLIDO AVANÇO SOBRE O COMÉRCIO PARA AJUDAR EMPRESÁRIOS A NÃO PERDER A CONFIANÇA DO CONSUMIDOR, CONCLUIU A NRF PALESTRANTES RESSALTARAM A COMPLEXA DINÂMICA DO COMÉRCIO ATUAL, EVIDENCIANDO FATORES COMO IDADE, TECNOLOGIA, MEIO AMBIENTE, POLÍTICA E CRIATIVIDADE, CADA VEZ MAIS INTERLIGADOS No primeiro dia, as apresentações se fixaram em temas como pressão inf lacionária, cli- ma, furtos e roubos, o consumidor no centro de tudo, o poder da inovação, de falar com o consumidor com propostas e valores. Falou-se ainda sobre o e-commerce intuitivo, ou seja, consumidores online esperam muito mais da experiência do e-commerce, o que é possível esperar essa melhora com o uso do IA Genera- tivo. Destaque para e-commerce do TikTok, que vai gerar comportamentos novos nas plata- formas, e de consumidores que estão usando plataformas para pagar menos. Clima, conflitos em várias regiões do mundo e economia circular pautaram a agenda do se- gundo dia, mas o que chamou a atenção foi o foco para as lojas físicas, com abordagens sobre como fazer para atrair a geração Z, acostumada a comprar online, em investimentos no ambiente físico, no visual, em merchandising e entreteni- mento. Ficou claro que, como loja física é uma Por Guilherme Arruda, jornalista convidado
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