Móveis de Valor - Edição 233
88 moveisdevalor.com.br Z lidera a era movida por IA, enquanto o retail media se mostra maduro especialmente nos EUA. No Brasil está em estágio inicial. O fato é que a IA está eliminando as restrições que as empresas já tiveram e tornando realidade a tomada de decisões de maneira rápidas e precisas. Os benefícios incluem designs de produtos inf luenciados pela identificação de tendências habilitada pela IA. Varejistas com pontos físicos podem usar IA para analisar dados coletados por câmeras e fazer alterações no tamanho e no layout da loja. Contudo, atrás de avanços tecnológicos há perigos. Deepfakes (vídeos falsos) e duplicatas de voz podem gerar problemas para varejistas e marcas pelo fato de tornarem- se alarmantemente simples de produzir e, portanto, têm o potencial de acabar com décadas de excelência de reputação de marca da noite para o dia. Houve um aumento maciço no uso de fraudes deepfake no último ano e os próximos 12 meses parecem ser ainda mais alarmantes. HIPERPERSONALIZAÇÃO DO CLIENTE Outro tema focado foi a hiperpersonalização do cliente, respeitando a privacidade, protegendo os dados e servindo exatamente o que tinham em mente – em tempo real. A capacidade de usar a personalização baseada em IA em todas as plataformas, incluindo mídias sociais, para fornecer conteúdo mais relevante é o padrão ouro. Como é isso? É sobre uma marca que gosto e da qual compro há muitos anos, reconhecendo- me no minuto em que clico no site e no segundo em que cruzo a porta de uma loja física. Experiência hiperpersonalizada é também aquela em que você passa uma hora pesquisando produtos na Apple e depois recebe uma recomendação personalizada da loja com base nesse histórico de navegação. Por exemplo: aplicativos de saúde podem oferecer experiências aos seus usuários ao responder perguntas sobre hábitos de exercício, objetivos, idade e níveis de condicionamento físico, é possível oferecer treinos personalizados que levam em consideração os dados fornecidos. Essas experiências podem contribuir muito para aumentar a fidelidade. EDUARDO MÔNACO, CEO DA CLEARSALE MICHELLE EVANS, DA EUROMONITOR 10 temas que dominaram a NRF 2024 1. Inteligência Artificial 2. Retail Media 3. Experiência em lojas físicas 4. Foco no cliente 5. A força da marca 6. E-commerce intuitivo 7. Economia do TikTok 8. Outsmart online 9. Recommerce 2.0 10. Sustentabilidade.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz