Móveis de Valor - Edição 233
94 moveisdevalor.com.br Moacir Moura é pós-graduado em gestão estratégica pela USP em 2003. Capacitação em Investigação Apreciativa pela Case Reserve, de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos. Para saber mais: (41) 99958-4518 ou moacirmoura@outlook.com.br Você quer ser um vendedor campeão? A tender melhor, vender com paixão e ganhar mais dinheiro? Vender não é um trabalho fácil, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador ao extremo. Veja abaixo quatro dicas para você se transformar em um vendedor com tais competências e consciência sobre seus propósitos. Este artigo foi inspirado no trabalho de Rafael Trapp, diretor de marketing da Meus Pedidos. O verdadeiro campeão transmi- te esses princípios para toda a equipe, disseminando a cultura vencedora na empresa inteira. 1. Tratar cada cliente como se fosse o único faz bem para sua saúde profissional. Invista em um tratamento personalizado e profissio- nal. Ninguém gosta de se sentir como se estivesse seguindo um roteiro, ouvindo as mesmas perguntas e recebendo as mesmas respostas. Trate seus clientes como se eles fossem úni- cos, exclusivos. Fique atento às suas preferên- cias, produtos que mais compram e interesses específicos. Conheça e entenda as razões pelas quais eles compram. 2. Organização é importante Para evitar problemas ou deixar algum cliente na mão, é preciso se organizar mais. Mante- nha todos os seus contatos em um só lugar e, de preferência, em um sistema simples que você possa acessar de onde você estiver. Utili- ze uma agenda, seja em papel ou eletrônica, e sempre marque seus compromissos e tarefas importantes que deve fazer ao longo do dia. Onde não há controle, não há gestão também. Inclua suas metas nesse processo organizacio- nal, controle, acompanhamento, gestão. 3. Faça acompanhamento em tempo hábil Ao entrar em contato com o vendedor, o cliente espera uma resposta rápida. Para ele, quanto menor o tempo de espera, melhor. Por isso, nunca deixe seu cliente sem resposta. Se receber um e-mail, responda na mesma hora. Se não conseguir atender uma ligação, retorne na primeira oportunidade. Se quiser ser ainda mais eficaz, separe uma hora do seu dia para retornar ligações e responder aos clientes. Nes- sa reflexão você pode ligar para alguns clientes convidando-os a visitarem a loja para conhece- rem as novidades que acabaram de chegar. 4. Bom senso é necessário Não abuse do relacionamen- to entre vendedor e cliente. Respeite o espaço do outro e priorize construir um relacio- namento de longo prazo, ao invés de simplesmente realizar uma venda a qualquer custo. Ligue em horários apropria- dos, trate o cliente com res- peito, diminua as gírias e não use palavrões. Esteja sempre vestido de forma apropriada e não fique grudado nas redes so- ciais. Pós-venda proativa, além de conseguir indicações e fidelizar clientes, aumenta sua eficiência comercial também. Empatia. O vendedor campeão é aquele que cultiva e desenvolve a habilidade de colocar-se no lugar do cliente. Percepção sobre as “dores” e preferências dos seus clientes. Conhecer e gostar de pessoas é fundamental no relacionamento com seus clientes. ARTIGO Por Moacir Moura
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