Móveis de Valor - Edição 234

13 moveisdevalor.com.br saber ancestral através de designs inteligentes. “Analisando em até dois anos à frente, no meio de uma compreensão crescente de que as casas com personalidade impulsionam o bem-estar, os interiores serão cada vez mais definidos pela herança cultural, relíquias de família e objetos nostálgicos, bem como por demonstrações de interesses, gostos e memórias pessoais”, pontua Escrivano. “Agora o desafio das marcas é garan- tir que os designs sejam suficientemente versá- teis para assumirem novos significados nas mãos dos consumidores”, observa o cientista. A pesquisa “Life at Home 2022 da Ikea” com mais de 37 mil adultos de 37 países diferentes descobriu que as pessoas são mais positivas em relação à sua casa quando sentem que ela ref lete a sua identidade. E aqueles que disseram que a sua casa ref lete quem eles são demonstram quase o dobro da probabilidade de considerá-la uma real fonte de bem-estar. Ou seja, o bem-estar é o denominador comum que moldará 2024. “Isso precisa acontecer seja através da promoção de ambientes de vida seguros em meio a climas voláteis, da criação de casas onde as pessoas sintam que pertencem ou através da garantia de uma indústria de design inclusiva guiada por diversas experiências vividas”, analisa Escrivano. De acordo com o cientista, há três pontos cruciais que irão decodificar as tendências de consumo do setor moveleiro em 2024, são eles: 1. Condições meteorológicas As condições meteorológicas extremas estão expondo de forma aguda as deficiências de infraestruturas dos edifícios, das cidades e das casas e a urgência de uma ação imediata para garantir ambientes de vida saudáveis e seguros nesse aspecto. “Isto exigirá que designers e fabricantes de todas as cate- gorias considerem como o seu portfólio de produtos pode ajudar a vencer o calor e as PAULO ESCRIVANO, CIENTISTA DO CONSUMO E HEAD DA SPARK:OFF BRASIL EM 2024 OS DESIGNS DAS PEÇAS DE MÓVEIS VÃO PRECISAR SER VERSÁTEIS PARA ASSUMIREM NOVOS SIGNIFICADOS NAS MÃOS DOS CONSUMIDORES bruscas mudanças climáticas que estão acontecen- do no Brasil e no mundo”, enfatiza Escrivano. 2. Herança cultural Os processos cria- tivos estão sendo cada vez mais inspirados pela herança cultural, desafiando as marcas a garanti- rem que os desig- ns sejam suficien- temente versáteis para assumir diversos signifi- cados nas mãos dos consumidores que estão cada vez mais apegados a memórias afetivas e sentindo a neces- sidade de trazer isso pra dentro de suas casas. " O bem-estar é o denominador comum que moldará 2024” – Paulo Escrivano, cientista do consumo

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