Móveis de Valor - Edição 234

58 moveisdevalor.com.br BED REPORT râneos são pequenos e mais lentos em termos de penetração online, mas são também aqueles para os quais a queda esperada no consumo deverá ser menos intensa. As empresas de colchões online têm sido um novo modelo de negócios disruptivo, cujos pilares tradicionais são o rela- cionamento direto com o consumidor, colchões in a box e vendas online. Nascidos como puros varejistas eletrônicos, hoje estas empresas devem adaptar-se ao clima atual do mercado e adotar uma abordagem omnicanal, quer abrindo lojas, ou estabelecendo parcerias estratégicas com varejistas tradicionais. Em geral, o mercado online de colchões tem sido fragmentado e altamente competitivo. A intensa concorrência observada nos últimos anos dá si- nais de consolidação, uma vez que vários acordos estratégicos foram realizados nos últimos anos, por todos os intervenientes ao longo da cadeia de abastecimento. Dado o sucesso do comércio retalhista online du- rante a pandemia, e agora que o pico foi ultrapas- sado, é razoável assumir que este é um momento propício para a consolidação por parte dos maio- res intervenientes no setor. Insights sobre o mercado mundial de colchões S egundo a CSIL, o mercado mundial de col- chões está avaliado em 30 bilhões de dólares e tem registado um crescimento estável na última década. No curto prazo, contudo, o mercado pode ser descrito como um sistema de dois níveis, caracte- rizado por uma lacuna entre a procura e a oferta em 2021, seguida por um excesso de estoques de colchões dos varejistas devido à diminuição da procura no final de 2022 e início de 2023. CENÁRIO NOMERCADO DE COLCHÕES ONLINE De acordo com o relatório CSIL "E-commerce na indústria de colchões", o mercado de colchões onli- ne já estava em uma trajetória de crescimento antes do surto pandêmico, o que intensificou ainda mais a procura de colchões e fez com que 2021 se tornasse o ano de pico para o mercado de colchões online. Em 2022, o mercado assistiu à sua primeira contra- ção emmuitos anos, reagindo tanto ao declínio da confiança do consumidor como também ao repre- samento das compras presenciais. Mesmo assim, o canal online detémmais de 20% do mercado retalhista e os valores de 2023 permanecem acima dos níveis pré-pandemia. Existem também diferenças marcantes no desem- penho com base na localização geográfica. A região Ásia-Pacífico é a mais diversificada. Em- bora a China seja de longe o maior mercado, é a Coreia do Sul que detém a maior quota de comér- cio eletrônico (mais de 30%), enquanto a Índia continuou a aumentar a níveis de crescimento de dois dígitos. Na Europa, os mercados mediter-

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