Móveis de Valor - Edição 234

62 moveisdevalor.com.br A chave para a qualidade de colchões N o site do Observatório de Colchões percebi algo importante que precisa ser compartilhado. Ao analisar a lista de colchões testados me deparei com um panorama interessante sobre o estado atual da qualidade no setor. As não conformidades mais encontradas foram: densidade da espuma, teor de cinzas e dimensões incorretas. Esses problemas apontam para a necessidade de mais atenção aos ensaios de rotina, à verificação das informações na etiqueta e à inspeção final do produto. Embora testes como densidade, força de indentação e deformação permanente à compressão sejam considerados ensaios de rotina obrigatórios pelas portarias de colchões, outros aspectos, como o teor de cinzas, também merecem um olhar cauteloso. Sugiro que você verifique no laudo de ensaio de rotina se este teste está sendo realizado e caso não esteja, peça ao seu fornecedor que realize, para sua maior tranquilidade. Além disso, identifiquei outras não conformida- des menos frequentes, mas igualmente impor- tantes, como: erros na altura da letra, uso, tipo de colchão, área da etiqueta, unidade de medi- das, composição qualitativa e de revestimento, densidade nominal, e até a presença de casca no colchão. Por que esses erros ainda ocorrem? Provavel- mente pela falta de comprometimento com os processos e a qualidade. As regras e procedi- mentos estão claros e definidos, mas a dificul- dade em aplicá-los e controlá-los demonstra uma lacuna no processo e no compromisso com os padrões estabelecidos. Para aumentar o comprometimento e o controle dos processos, é possível adotar uma abordagem proativa e sistemática. Vou citar algumas sugestões: • Realizar auditorias internas frequentes pode ajudar a identificar e corrigir falhas no pro- cesso antes que se tornem problemas maiores. ARTIGO • Investir no treinamento contínuo dos colaboradores garante que todos estejam cientes das melhores práticas e dos padrões de qualidade exigidos. • Implementar ou aprimorar sistemas de gestão da qualidade, como a ISO 9001, pode proporcionar uma estrutura robusta para o controle de qualidade e a melhoria contínua. • Encorajar uma cultura de feedback aberto e comunicação eficaz entre as equipes pode levar a melhorias significativas nos processos. • Aplicar tecnologia e automação para monitorar e gerenciar processos pode reduzir erros humanos e aumentar a eficiência. O comprometimento com a qualidade deve começar no topo. A liderança deve demonstrar seu compromisso e estabelecer uma cultura de excelência. Implementando essas estratégias, você poderá não apenas reduzir a incidência de erros, mas também fortalecer seu compromisso com a qua- lidade e a conformidade. Na CS Consultoria, nosso objetivo é auxiliar sua empresa a fortalecer seus processos internos, as- segurando que os padrões de qualidade e confor- midade sejam não só atendidos, mas superados. A certificação é mais do que um selo; ela reflete o compromisso da sua empresa com a qualidade e a satisfação do cliente. Entre em contato com a gente pelo e-mail camila@ csconsultoria.net . br e descubra como podemos contribuir para o aprimoramento contínuo dos seus processos e produtos. Por Camila Silveira Camila Silveira é especialista em Certificações de Colchões| Conselheira Editorial do Anuário de Colchões Brasil

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