Móveis de Valor - Edição 235
12 moveisdevalor.com.br E-commerces devem dispor soluções eficientes de na entrega, tempo de resposta de chamadas e dúvidas, logística reversa para devolução de produtos, anúncios mais explicativos, vídeos etc. A It’s Commerce trabalha em todos estes pontos para que a satisfação do cliente seja completa, fidelizando para próximas compras”, explica. Rafael afirma que o varejo online pode parecer rápi- do e descomplicado, mas é preciso oferecer serviços que vão além da venda para conquistar os consu- midores. “Os lojistas e fabricantes precisam pensar como o cliente, antecipar tendências e necessidades, o atendimento pós-venda também é um ponto-cha- ve para o encantamento. Agregar isso às vendas é um grande diferencial”, comenta. E o que tornaria esse processo mais eficiente? “É imprescindível ter um call center bem treinado e com conhecimento sobre o Código de Defesa do EMBALAGENS, LOGÍSTICA, TRANSPORTE, CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, ATENDIMENTO PÓS-VENDA... TODOS ESSES SÃO PONTOS QUE PRECISAM SER OBSERVADOS PELOS LOJISTAS TER UMA LOJA ONLINE IMPLICA EM UMA EFICIENTE GESTÃO DE CUSTOS EVENTUAIS COMO TROCAS, ASSISTÊNCIA E DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS COM LOGÍSTICA REVERSA AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUNS PODEM PENSAR, TER UMA LOJA ONLINE NÃO SIGNIFICA QUE NÃO É PRECISO INVESTIR EM SERVIÇOS AGREGADOS PARA SE DIFERENCIAR D urante a pandemia se falou muito sobre a importância das vendas online e diversas mo- veleiras aproveitaram o momento para inves- tirem nas vendas por meio de e-commerce próprio ou marketplace, mas se engana quem pensa que é simples se manter no digital. Assim como as lojas físicas, o comércio eletrônico exige soluções eficien- tes para atender com qualidade as demandas dos clientes, se tornar eficiente e evitar custos gerados por trocas de produtos e assistência técnica. Para entender um pouco mais sobre a estrutura que está por trás dessas lojas online para que o serviço seja eficiente ao consumidor, conversamos com Rafael Biancalana, diretor da It’s Commerce, especialista em gestão de varejo digital. “Com o aumento das vendas online, os consumi- dores ficaram mais exigentes quanto a velocida- Observatório
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