Móveis de Valor - Edição 235
23 moveisdevalor.com.br estão se ajustando e qualificando os novos profissio- nais. “Eu costumo dizer que é extremamente impor- tante montar um time fixo com bons marceneiros, eletricistas, tapeceiros e especialistas em plotagem de adesivos, que possam também trazer parceiros e indicar outros profissionais de confiança para com- por a equipe, de acordo com a disponibilidade, para atender as demandas dos grandes eventos”. O empresário comenta que é essa equipe fixa que vai dar “a cara da empresa” e atender as dores dos promotores e dos expositores. Inclusive, aprovei- ta para dar uma dica aos expositores. “Um ponto importante antes da contratação da montadora é tentar entender qual a experiência, ver projetos e perguntar quantos estandes eles vão montar no evento em questão (por conta de prazos, qualidade de montagem e acabamentos)”, ressalta. Outro ponto importante, e que foi discutido recente- mente por Ari Bruno Lorandi em seu programa 10 Minutos, exibido pelo canal da MVTV no YouTube, é a estrutura e o tratamento oferecido aos montado- res nos eventos. “Atualmente existe um conflito de responsabilidades entre montadoras e promotores, mas o que eu posso dizer é que as montadoras devem oferecer as melhores condições de trabalho e tempo para refeição aos seus prestadores de serviço, assim como os promotores devem oferecer acesso a água e banheiros limpos, por exemplo. Deve existir um diálogo maior entre as duas partes para que não haja problemas”, comenta Fabrício Mendes. O diretor da My Stands lembra que existe também um problema em relação ao calendário, que não per- mite aos promotores e montadoras uma boa quanti- dade de dias para montar as feiras nos pavilhões mais procurados para aluguel. “Isso às vezes acaba forçan- do jornadas excessivas e falta de estrutura, o que pre- judica a imagem de algumas montadoras. É preciso períodos de montagemmaiores emmegaeventos, mas sei que já existe uma discussão sobre as condições de trabalho desses profissionais em andamento e um projeto de implantação da pauta ESG, que ainda não está muito avançada no Brasil”, complementa. Para finalizar, Fabrício Mendes faz uma análise específica do setor de móveis. “O calendário real- mente está inchado, mas são poucas as feiras move- leiras que estão usando uma montagem tradicional de estandes, a maioria está padronizando e fazendo FABRÍCIOMENDES, DIRETOR DA MY STANDS ESTANDE MONTADO PELA EMPRESA NA EDIÇÃO CONJUNTA DA ABIMAD E EXPOABICOL DIFERENTE DO BRASIL, FEIRAS EUROPEIAS EXAGERAM EM ARTE E SUNTUOSIDADE NOS ESTANDES, COMO ESTE DA LVMH NO SALÃO DE MILÃO no formato showroom, o que permite a montagem de estruturas mais sim- ples em menos tempo, isso permite que apenas uma empresa de mon- tagem seja responsável por todo o evento, o que garante espaço para as montadoras regionais”. “Os expositores são bastante exigentes em relação à entrega no prazo, acabamento bem-feito e atendimento. É preciso dar respostas durante todo o proces- so, da contratação até a desmontagem do estande, para que o expositor fique satisfeito. Além disso, as montadoras precisam cuidar com a quantidade de eventos e projetos que vão abraçar de uma vez só para garantir um bom serviço”, conclui.
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