Móveis de Valor - Edição 235

24 moveisdevalor.com.br Não confie no destino. Melhor ter seguro I magine uma fábrica com faturamento anual de R$ 10 milhões sendo vítima de um incêndio que destruiu suas instalações, danificou máquinas e equipamentos, estoque de matéria-prima e de produtos acabados, causando atraso na entre- ga de pedidos e perda de clientes, sem contar a remoção de escombros, reconstrução das instala- ções, aquisição de novos maquinários e a contra- tação de mão de obra. Considere ainda o tempo para retomar a produção e a privação de receitas no período. Fazendo as contas, o prejuízo médio estimado pode girar ao redor de R$ 20 milhões. O exemplo acima é fictício, mas a verdade é que a dor de quem passa por uma situação como essa é multifacetada e profunda. É preciso lidar com o luto pela perda que, muitas vezes, é vista como projeto de vida e fonte de realização pes- soal. E enfrentar a incerteza do futuro sem saber como reconstruir a vida. A falta de um seguro agrava a situação. Arcar com o prejuízo pode significar vender outros bens, contrair dívidas ou até mesmo declarar falência. Há motivos para resistir em procurar uma cor- retora: aumento dos custos operacionais com o pagamento de prêmios; dificuldade em quantifi- car benefícios tangíveis e intangíveis, destinação de recursos financeiros para áreas consideradas críticas para o negócio. E pior, autoconfiança ao lidar com riscos e perdas. Todavia, levando em conta que um sinistro pode mudar o destino em milésimos de segundos, talvez seja o caso de olhar a situação com outros olhos. O valor do seguro varia de acordo com vários fa- tores, como porte da empresa, tipo de produção, localização da fábrica (áreas com maior índice de criminalidade ou eventos climáticos extremos podem ter custos mais altos), coberturas contra- tadas, perfil de risco (empresas com histórico de sinistros geralmente pagam mais por seguros) e o tempo que deixou de produzir. Em média, os moveleiros pagam entre 0,5% e 2% do seu fa- turamento anual. Para o mesmo fabricante com receita anual de R$ 10 milhões, o valor mensal pode variar entre R$ 4,1 mil e R$ 16,6 mil. CONSCIENTIZAÇÃO Sidney Cezarino, diretor de Seguros Patrimo- niais da Tokio Marine, acredita que a percepção da necessidade do seguro no segmento moveleiro IMPREVISTOS ACONTECEM SEM AVISO PRÉVIO NO MUNDO EMPRESARIAL E NÃO TER SEGURO É COMO JOGAR NA LOTERIA, FICANDO À MERCÊ DE FATALIDADES DAS MAIS VARIADAS NATUREZAS Observatório

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