Móveis de Valor - Edição 235
25 moveisdevalor.com.br é boa. “Principalmente porque o risco é bastante elevado, até pela natureza das atividades, como ocorrência de incêndios, por exemplo”, informa. “Nosso maior esforço é mostrar a importância do Gerenciamento do Risco (melhoria das insta- lações, layout, arrumação e limpeza e proteção contra incêndio) seja para a aceitação dos riscos ou melhor precificação”, evidencia ele, destacan- do a correta fixação de valores em risco a cons- tar nas apólices. Conforme Cezarino, o Seguro Empresarial tem um potencial muito grande para crescimento no Brasil. Ele explica que a Tokio Marine tem feito um trabalho contínuo de mostrar a importân- cia do seguro para proteção do patrimônio do segurado e ampliar a cultura do seguro no País. “Enviamos, por meio dos corretores, boletins/ folhetos com as melhores práticas para que os segurados contratem corretamente seu seguro, e orientações de como manter suas instalações em boas condições, o que chamamos de Gerencia- mento de Risco”, explica. Perguntado quais as principais resistências para não optar por uma seguro, Cezarino entende que, mais do que resistência, muitos consumido- res ainda não têm compreensão de que a princi- pal função de um seguro é propiciar a continui- dade do negócio do segurado caso um acidente aconteça. “Investir de forma constante na conscientização sobre a importância do seguro é importante”, enfatiza. Ele considera a comu- nicação o melhor caminho. “É mostrar que em épocas como vivemos, de mudanças climáticas e ocorrência de chuvas, alagamentos, entre outros eventos, o seguro ajudou a empresa a se recupe- rar após sofrer uma perda de grande monta, ou seja, quando há perda total”, diz. O setor de seguros pagou em 2023 quase R$ 200 bilhões entre indenizações, resgates, prêmios e ou- tras formas de remuneração de seus produtos. O valor dobra ao incluir os planos de saúde privados. Os dados são da Confederação Nacional das Se- guradoras. Ano passado, o mercado cresceu 10%, bem acima do crescimento do PIB nacional. Não é pouca coisa, especialmente dadas as limitações de renda de metade da população, que simplesmente não tem dinheiro para ir além de suas necessida- des básicas com moradia, alimentação e vestuário. SIDNEY CEZARINO, DIRETOR DE SEGUROS PATRIMONIAIS DA TOKIO MARINE SEGURADORA
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