Móveis de Valor - Edição 235
58 moveisdevalor.com.br comportamentais ou as chamadas Soft Skills, conforme comentamos no próximo parágrafo. Soft skills são as habilidades ligadas ao comportamento do profissional. Ou seja, é a sua capacidade de desenvolver uma relação positiva com o trabalho e seus colegas, inf luenciando positivamente o ambiente. A inteligência emocional e o relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills, sobretudo as habilidades voltadas para vendas e atendimento. Moacir Moura é pós-graduado em gestão estratégica pela USP em 2003. Capacitação em Investigação Apreciativa pela Case Reserve, de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos. Para saber mais: (41) 99958-4518 ou moacirmoura@outlook.com.br Relacionamento. Não há venda sem esse ingrediente básico A p esar da sempre bem-vinda tecnologia comercial e marketing, vendas são negócios de pessoas. Claro, sua essência está na arte do relacionamento eficaz em todas as etapas das relações de consumo. É uma das qualidades do vendedor que os clientes costumam dar grande valor. Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com objetivos e interesses comuns. Relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas, sempre preservando os princípios do jogo ganha-ganha. Quando uma das partes não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento se torna difícil. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas, confirmam os especialistas da Enciclopédia Significados. Entretanto, sempre há os ‘entretantos’ na vida, as relações de amor, amizade ou comercial devem conter tanto sal quanto açúcar, na medida e no tempo certo. Até mesmo os clientes se sentem constrangidos com atendimento padrão que segue sempre o mesmo ritmo, tipo engrenagens industriais enferrujadas. No amor e na venda as pessoas querem viver experiências encantadoras. “Amor tem que encher o coração, a casa, a alma. Pouco ou metades nunca me completaram.” — Clarice Lispector Interessante. Sempre que nos aprofundamos nos conhecimentos que um vendedor precisa conhecer e dominar com segurança, voltamos novamente aos conteúdos e as técnicas ARTIGO Por Moacir Moura
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