Móveis de Valor - Edição 235
8 moveisdevalor.com.br FRAUDESCAUSARAM PREJUÍZODER$ 8,5MI AVAREJISTAS EM2023 O Relatório do Varejo 2024, feito pela Adyen, revelou que, as ações fraudulentas no setor varejista no Brasil resultaram em um prejuízo médio de R$ 8,5 milhões (equivalente a US$ 1,7 milhão) por empresa em 2023. Em segmentos como o varejo de luxo e o comércio de aparelhos eletrônicos sofreram perdas ainda mais expressivas, atingindo R$ 9 milhões e R$ 10,2 milhões por empresa, respectivamente. Mais de um terço das empresas brasileiras (37%) foi vítima de ataques cibernéticos ou vazamentos de dados nos últimos 12 meses, representando um aumento de 69% em comparação com os dados do relatório de 2022. GIGANTES DO VAREJO EM CRISE FECHAM MAIS DE 750 LOJAS Os 343 supermercados e três centros de distribui- ção (CDs) do Dia no Brasil fechados equivale ao dobro dos 159 pontos de venda fechados pela Ame- ricanas, que vive uma crise profunda desde janeiro de 2023. Além das duas empresas, outros gigantes do varejo nacional também promoveram – ou in- formaram que vão promover – uma forte redução de suas estruturas físicas. Os maiores fechamentos são: Rede Dia – 343 lojas; Americanas – 159; Carrefour – 123; Marisa – 91 e Casas Bahia – 38. PONTO DE VENDAS CASASBAHIACORRERISCO DEPERDERATÉR$ 9BI EM AÇÕESJUDICIAIS Com uma dívida bruta de quase R$ 4 bilhões e um caixa de R$ 3,6 bilhões no final de dezembro, o Grupo Casas Bahia estuda fechar até 70 lojas em 2024 para reduzir custos, após reportar um prejuízo líquido de R$ 2,6 bilhões em 2023. No ano passado, a companhia já havia encerrado 55 pontos deficitários, demitido 8.600 funcionários, o equivalente a cerca de 20% do quadro de pessoal (38.000 empregados). Ao auditar o resultado do balanço da varejista, Ernst & Young chamou atenção para o risco de conde- nações em processos judiciais (trabalhistas, cíveis e tributários) em curso que podem resultar em perda de até R$ 9 bilhões. MAGAZINE LUIZA ACREDITA QUE LUCRO MILIONÁRIO É SÓ O COMEÇO OMagazine Luiza teve, finalmente, o seu “trimestre da virada”. Pelo menos é o que diz a diretora de relações com investidores da varejista, Vanessa Rossini, sobre os números dos últimos três meses de 2023. Em entrevista ao Money Times, Rossini afirmou que a companhia cumpriu com seus objetivos: expansão das margens operacionais e o aumento da rentabilidade. OMagalu conseguiu virar o jogo e registrou lucro líquido de R$ 212,2 milhões no trimestre. Para os próximos trimestres, analistas do mercado esperam que a varejista se beneficie da abordagemmais racional de take rate e do modelo de negócios multicanal para alavancar a operação de marketplace. VENDADEMÓVEISAUMENTANOVAREJOEMFEVEREIRO Depois de meses de queda em todas as variáveis da pesquisa mensal do IBGE, em fevereiro apareceu uma luz no fim do túnel, colocando sinal azul no acumulado dos dois primeiros meses deste ano. Graças ao aumento de 7,1% em receita nominal e 5,5% em volume de vendas em fevereiro. Mas por enquanto, nos últimos 12 meses a venda de móveis mostra recuo de 4,2% em volume e leve alta de 0,2% em receita nominal no período.
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