Móveis de Valor - Edição 235
90 moveisdevalor.com.br designer, onde surgem ideias que depois são transformadas em protótipos”, conta Ximenes. “Eles se dedicam a encontrar os melhores ma- teriais e técnicas para garantir que a peça não só seja bonita, mas também funcional”, con- tinua o CEO, acrescentando que essas peças são como obras de arte no mundo do design de interiores, combinando beleza e praticidade de uma maneira única. E, para elucidar melhor esse processo de criação de móveis assinados, Klivisson Cam- pelo e Edson Martone, designers do Estúdio Galho, especialistas na produção desse tipo de móvel, contam um pouco de suas experiências pessoais. “Nosso processo criativo é centrado em despertar emoções e memórias afetivas, especialmente relacionadas à infância, fauna, flora e à cultura brasileira”, comenta Campelo. “Inicia-se com uma imersão nas lembranças pessoais, buscando inspiração em experiên- cias sensoriais e afetivas”, continua o designer. “Buscamos interpretar cada referência de forma holística, mergulhando profundamente na essência que ela carrega e trazendo à tona as emoções e sensações que despertam em nós e no ambiente em que a peça será inserida”, completa Campelo. Ainda segundo ele, para aprimorar esse processo criativo é preciso estar constantemente buscando ampliar o repertório visual, tátil e olfativo enriquecendo a percepção e a conexão com as referências exploradas. Campelo também revela que a análise detalha- da das referências utilizadas para desenvolver uma peça é o que realmente dita suas camadas de significados enriquecendo o processo criati- vo. “É preciso desafiar a percepção para captu- rar e traduzir a essência de cada inspiração de forma emblemática, gerando peças de mobi- liário que apresentam algo além do aspecto funcional primário”, enfatiza o designer. E, para exemplificar melhor esse processo, Edson Martone, sócio de Campelo, citou a peça Burrego (cavalete/revisteiro/ bar), confeccionada pelo Estúdio Galho. “Esse móvel, por exemplo, homenageia um animal importante na vida diária e no desenvolvimento socioeconômico dos nordestinos, o burro, também conhecido POLTRONA GUDE SOFÁ E POLTRONA ABA
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