Móveis de Valor - Edição 236

10 moveisdevalor.com.br AMAZON EXPANDE PROGRAMA A LOJISTAS PARA ENFRENTAR RIVAIS  A empresa divulgou em março que está expandindo o programa Fulfillment by Amazon para todos os ven- dedores do seu marketplace. Por trás está ummovimento que pode ser definitivo na consolidação de multinacio- nais e companhias locais no varejo brasileiro. O FBA é uma opção aos donos de lojas virtuais que queiram deixar a cargo da Ama- zon boa parte do seu processo logístico, como ar- mazenamento, envios e até emissão de notas fiscais. Quando um vendedor entra no FBA, compradores do plano de assinatura Prime recebem suas entre- gas mais rapidamente e sem taxa de envio. MERCADO LIVRE AMPLIA A CONCESSÃO DE CRÉDITO EM46% EMUMANO A carteira de crédito do Mercado Livre cresceu 46% no pri- meiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo pe- ríodo do ano passado, para US$ 4,4 bilhões, e em ritmo mais acelerado do que nos três meses finais de 2023, com impulso das operações no Brasil e no México. O Mercado Pago emitiu um milhão e meio de cartões de crédito no primeiro trimestre. PONTO DE VENDAS CASAS BAHIA PEDE RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL Pressionada por uma dívida financeira de curto e médio prazo da ordem de R$ 4,1 bilhões, a Casas Bahia pediu recuperação extrajudicial e ofereceu a bancos credores a opção de conversão de de- bêntures em ações da companhia em um período entre 18 e 36 meses em troca do alongamento e da redução de custo das obrigações. Significa que o grupo não planeja pagar R$ 2,3 bilhões em ven- cimentos integrais previstos para 2024 e 2025. NOSSOADEUSAUBIRAJARA PASQUOTTO, DACYBELAR No sábado, 17 de maio, faleceu Ubirajara José Pasquotto, 72 anos, um dos principais expoentes do varejo. Bira como era conhecido, ocupava o cargo de Diretor Presidente da Cybelar, empresa fundada por seu pai no ramo de móveis, eletrodomésticos e smartphones, rede commais de 70 lojas no Estado de São Paulo e matriz em Tietê, interior paulista. Muito querido no mundo do varejo, Bira deixa saudades, grandes ensinamentos e boas memórias. MAGALUVIRAOJOGOE FECHA1º TRIMESTRENOLUCRO O Magazine Luiza encerrou o primeiro trimestre de 2024 com lucro líquido de R$ 29,8 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 391,2 milhões do mesmo período do ano passado. Assim, a vare- jista que engatou uma sequência de trimestres seguidos de prejuízo consolida a recuperação operacional. A receita líquida ficou estável em R$ 9,2 bilhões, alta de 1,9%. Nos últimos 12 meses, a geração de caixa operacional atingiu R$ 2,7 bilhões, mais que o dobro do total registrado no ano anterior. No trimestre, as vendas totais do Magalu cresceram 3,1%, reflexo do aumento de 1,3% no e-commerce total e pelo crescimento de 8% nas lojas físicas. Ricardo Garrido, diretor de marketplace da Amazon Brasil Foto: Divulgação/Amazon

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