Móveis de Valor - Edição 236
20 moveisdevalor.com.br to em móveis confec- cionados inteiros deste material”, comenta a ge- rente. “Também observei que tinham muitas tex- turas marcantes, tanto nos veios das madeiras, como nos vidros, tecidos e detalhes em relevo nos móveis, como ripados e canelados”, pontua Cris- tiane, acrescentando que a presença de acabamen- tos como pedras, concre- to e granilite também se apresentaram como fortes tendências. O RETRÔ TAMBÉM CHEGOU PARA OS ESTOFADOS Assim como observado por Miron, Cristiane tam- bém percebeu o ‘retrô’ chegando como uma tendên- cia nos móveis para salas, especialmente quando o assunto é estofado. “Me surpreendeu muito a presença de estofados com um tecido levemente ra- jado em diferentes cores, transmitindo um ar retrô”, comenta. “Texturas marcantes como o bouclé, tanto em cores neutras como mais coloridas, transmi- tindo muito conforto e aconchego, também vieram como tendências fortes”, continua a gerente. Ainda segundo ela, no evento foi possível perceber a preocupação das empresas em desenvolver estofa- dos moduláveis, que possibilitem aos consumidores criar diferentes composições. Além disso, o design com formas orgânicas era predominante, exibindo as belas curvas dos sofás neste estilo. “Também é importante destacar que todos os ambientes de sala de estar expostos na feira eram compostos por uma ambientação completa com diversas mesas de cen- tro e apoio, commúltiplas formas, cores e materiais, criando lindas composições”, enfatiza Cristiane, destacando a importância de pensar emmóveis que se complementam. MULTIFUNCIONALIDADE E TECNOLOGIA E por falar em complementação, é preciso lembrar da multifuncionalidade, característica que tomou conta do mercado de móveis nos últimos anos e que promete não perder o palco tão cedo. Mesas de jantar extensíveis que se adaptam ao tamanho do ambiente, buffets e bares integrados a salas de jantar, sofás com espaço interno de armazenamen- Conjunto por mesa com tampo de mármore acinzentado e cadeiras que misturam tecido, metal e madeira. Cristiane Durante, gerente de marketing da Artely to e ambientes que podem ser adaptados tanto para home office quanto para momentos em família, foram algu- mas das possibilidades expostas emMilão que comprovaram o quanto a multifuncionalidade segue sendo forte no mercado. “É importan- te pensar que as peças hoje precisam permitir sua utilização para diferentes objetivos”, reforça Cristiane. Outro ponto destacado por ela é a importância de integrar tecnologia aos móveis, seguindo as evoluções e mudan- ças que a ascensão dos smartphones trouxe para as casas. “Nas salas de estar tradicio- nais de duas décadas atrás a televisão era o centro das atenções, e toda a disposição dos móveis era voltada para isso. No entanto, nos últimos anos, com o aumento significativo do uso dos smartpho- nes, a importância da TV na vida das pes- soas, principalmente das gerações mais no- vas, diminuiu”, explica a gerente. “Isso certa- mente está causando um impacto no design de móveis, resultan- do em peças cada vez mais integradas ao uso de celulares, como móveis com carrega- mento embutido e a capacidade de controle por meio de aplicativos
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz