Móveis de Valor - Edição 236
45 moveisdevalor.com.br em países em desenvolvimento. Estudo da McKinsey & Company entre consumidores com 50+ atesta que eles estão se tornando cada vez mais ativos online e ávidos por compras digitais. Apreciam a conveniência, a variedade e a comparação de preços que o e-commerce oferece. Todavia, ainda existem alguns desafios para esse grupo, como navegação complexa em sites e preocupações com segurança e fraude. ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais, observa que para atrair a geração 50+ para o varejo online é preciso ter estratégias específicas, entre as quais, atendimento personalizado, instruções claras, suporte técnico, ofertas especiais e descontos exclusivos, transparência e segurança, além é claro de interface amigável e intuitiva. Para ele, embora muitos dos princípios para atrair a geração 50+ sejam semelhantes, tanto para o varejo online quanto para o físico, há algumas distinções importantes. “No varejo físico, a ambientação da loja desempenha papel crucial, bem como funcionários bem treinados. No online, é necessário ter uma interface amigável e intuitiva, essencial para navegação, assim como instruções claras e suporte técnico prontamente disponíveis através de chat online, e-mail ou telefone”, esclarece. Garcia alerta sobre a importância de considerar suas possíveis limitações físicas e tecnológicas. “No chat online, por exemplo, a linguagem deve ser clara e concisa, evitando jargões técnicos, e os tempos de resposta devem ser razoáveis, levando em conta a possibilidade de que alguns usuários possam não digitar rapidamente. Nos e-mails, é útil fornecer respostas detalhadas e instruções passo a passo, com uma linguagem amigável e acolhedora. No telefone, os agentes de atendimento devem ser treinados para serem pacientes, empáticos e capazes de Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais Fatores que contribuem para o crescimento do e-commerce entre consumidores 50+ • Aumento da renda disponível: Esse grupo tem maior poder de compra em comparação com faixas etárias mais jovens. • Aumento da familiaridade com a tecnologia: Eles estão se tornando mais confortáveis com o uso de computadores, smartphones e internet. • Mudanças no estilo de vida: Mais pessoas nesse grupo estão se aposentando e têm mais tempo para fazer compras online. • Preferência pela comodidade: O e-commerce oferece uma maneira conveniente de comprar produtos e serviços sem sair de casa.
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