Móveis de Valor - Edição 236

46 moveisdevalor.com.br explicar procedimentos de forma clara e acessível”, finaliza. DINHEIRO NO BOLSO A geração 50+ representa 17% dos 5% mais ricos do país, informa a FGV e até 2060 serão quase 50% do total da população brasileira. Portanto, seria um erro ignorar as suas necessidades e um risco desprezar estratégias para atendê-los no mundo físico, mas principalmente no e-commerce. Para 65% desses consumidores, contudo, as marcas ainda não estão preparadas para atender às suas necessidades. O desafio está lançado. Cristián Sepúlveda Lazzaro, CEO e cofundador da aceleradora de startups Silver Hub, orientada para o público 50+, relata que essa turma possui uma renda per capita 27% maior do que as outras faixas etárias. Segundo ele, na faixa dos 35 aos 50 anos, a maioria das pessoas costuma ter despesas significativas com filhos. Mas aos 55-60 muitos não pagam mais as contas dos herdeiros. Já as gerações Z e Alfa, compostas por crianças e jovens adultos, tem inf luência de compra, mas possuem menos recursos. “O dinheiro está no bolso das gerações X [nascidos entre 1965 e 1981] e Baby Boomer [1945-1964]”, confirma Mariana Munis, professora de Marketing e Comportamento do Consumidor do Mackenzie Campinas. Para Walcyr Borges, gerente de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão do Sebrae RJ, os próprios remédios para a sexualidade do idoso trazem sobrevida de felicidade e prazer muito grande: “Isso empodera o ser humano. E, uma vez empoderadas, essas pessoas passam a ter novas necessidades”, constata. No mercado global, a economia prateada já movimenta US$ 7 trilhões anualmente de acordo com levantamento do BCG. Daí a importância dessa turma de consumidores que representa mais de 30% da base de clientes de diversos setores. Eles são responsáveis por 27% dos gastos de categorias como automotivo, viagem, mercado online, bebidas, suplementos de saúde, de aparência e de petiscos saudáveis. 5 dicas para atrair esse público • Oferecer sites fáceis de usar e navegar, com texto grande e opções de pesquisa simples • Fornecer atendimento ao cliente excelente, incluindo suporte por telefone e chat ao vivo • Oferecer opções de pagamento seguras e convenientes • Promover produtos e serviços relevantes, como produtos de saúde, viagens e lazer • Usar canais de marketing tradicionais, como televisão e rádio Regiões commaior crescimento: Setores commaior crescimento: • América Latina: 31% • Oriente Médio e Norte da África: 28% • Europa: 23% • Eletrônicos: 25% • Moda: 22% • Móveis e decoração: 20%

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz