Móveis de Valor - Edição 236
54 moveisdevalor.com.br ETEL usa bioplástico de cana em coleção de móveis A tradicional marca de design de mobiliário ETEL lançou recentemente sua coleção Naturalia, assinada pela designer italiana Patrícia Urquiola, e com uma parceria inédita com uma indústria brasileira de bioplástico feito de cana-de-açúcar, a ERT (Earth Renewable Techno- logia). A coleção conta com sofás e poltronas, mas são as mesinhas lateral e de centro que usam essa resina vegetal como matéria-prima. A CEO da ETEL, Lissa Carmona, conta que a ideia de usar bioplástico derivado de cana-de-açú- car surgiu em 2020, mas que a busca por materiais sustentáveis sempre foi constante na trajetória da empresa. “Desde o início, havia uma inquietação minha em pesquisar e explorar tecnologias bra- sileiras inovadoras. Durante a colaboração com a renomada designer Patricia Urquiola no desenvol- vimento da mesa lateral Cascas, apresentei a ideia de utilizar esse material como uma alternativa criativa e sustentável ao mármore e outras pedras. Essa parceria resultou na utilização pioneira do bioplástico na nossa coleção Naturalia”, informa. E para que essa ideia de Lissa Carmona realmente desse certo, ela procurou a ERT, a empresa res- ponsável pela produção desse material, que ela havia conhecido durante uma palestra em Curiti- ba (PR). “Fiquei impressionada com a tecnologia avançada desenvolvida por eles, que era totalmen- te livre de plástico e biodegradável. A partir desse encontro, iniciamos uma conversa para desenvol- ver versões mais avançadas desse material para nossas coleções”, relembra. De acordo com a própria ERT, a resina do bioplásti- co é feita a partir da fermentação da cana-de-açúcar e sua coloração ocorre pela combinação de vários tipos de argila, conferindo uma aparência de pedra/ granito à distância, enquanto as ervas incorporadas MEIO AMBIENTE MARCA SE JUNTOU À EMPRESA CURITIBANA ERT, PIONEIRA NA PRODUÇÃO DESSE TIPO DE RESINA VEGETAL, PARA DESENVOLVER A COLEÇÃO NATURALIA A MESA COM O MATERIAL SUSTENTÁVEL, DESENHADA POR PATRÍCIA URQUIOLA, GANHOU A ATENÇÃO NA MILAN DESIGN WEEK, FORTALECENDO A IMAGEM DO PRODUTO BRASILEIRO Por Natalia Concentino, jornalista Crédito: Potyra Tamoios
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz