Móveis de Valor - Edição 236
69 moveisdevalor.com.br é se a recuperação é sustentável, considerando que o agro deve crescer menos em 2024. É verdade que para aumentar a produtividade é necessário investir mais em tecnologia e capital humano, mas o governo deve fazer a sua parte. A infraestrutura brasileira precisa ser melhorada – com urgência – para facilitar o escoamento da produção e diminuir o chamado “Custo Brasil”, e a educação ser melhorada para formar mão de obra altamente qualificada. Lembrando que pro- dutividade é apenas um dos indicadores de su- cesso de uma fábrica de móveis. Qualidade dos produtos, design, atendimento ao cliente, gestão e sustentabilidade também são importantes. A PRODUTIVIDADE NA HISTÓRIA O conceito de produtividade industrial se desen- volveu gradualmente ao longo da história, com diferentes marcos influenciando sua evolução. A primeira vez que o termo foi usado foi em um artigo publicado em 1766 pelo economista fran- cês François Quesnay, definindo-a como a relação entre a produção agrícola e os insumos utiliza- dos. Dez anos depois, Adam Smith, em seu livro A Riqueza das Nações, destacaria a importância da divisão do trabalho como um fator chave para aumentar a produtividade. No Brasil, por volta do século XIX, a medição da produtividade era cruel e desumana no cultivo do café. Supervisores observavam o trabalho braçal e registravam o tempo para concluir cada tarefa e controlar a quantidade produzida em um determi- nado tempo. O método mais comum de medição era fazer a contagem do número de sacas colhidas ao final do dia ou da semana. Os feitores puniam aqueles que não alcançavam a quantidade deseja- da, com castigos físicos e psicológicos severos. Somente em 1947 a Conferência Internacional do Trabalho define produtividade como a relação entre a produção e o tempo de trabalho despen- dido. Três anos depois, a Comunidade Econômica Europeia apresentou o significado formal de pro- dutividade como o quociente obtido pela divisão do produzido por um dos fatores de produção (mão de obra, capital, etc.). Vale ressaltar, que a história da produtividade industrial é um pro- cesso permanente, com novos avanços e desafios surgindo a cada momento. Oito passos para definir os indicadores a serem usados Estabeleça o propósito do indicador e o grau de aderência com a empresa; Defina a periodicidade para que ele seja calculado; Defina também o tempo de validade do indicador. Isto é, se ele pode servir de informação para uma ação imediata ou para que seja tomada uma decisão em uma semana por exemplo; Determine os responsáveis pela coleta de dados, sejam funcionários, sistemas ou outros; Escolha como será feita a avaliação do indicador, seja porcentagem, número ou estatística; Trace a relevância dos indicadores em todos os níveis da empresa; Adote indicadores fáceis de serem en- tendidos e que gerem dados possíveis de serem calculados; Os indicadores devem servir como insumo para o desenvolvimento de estratégias ou um plano de ações. Fonte: TDGI – Tecnologia de Gestão de Imóveis
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