Móveis de Valor - Edição 236

89 moveisdevalor.com.br natural. Por observar e pesquisar materi- ais, possibilidades de acabamentos, textur- as e, principalmente, observar o cotidiano das pessoas, o meu processo de criação vem dessa vivência, e existe conforme essa observação acontece, naturalmente”, pon- tua a designer. “Eu vejo algum mate- rial que me chama atenção por suas características e isso pode ser o ponto de partida para o desen- volvimento de uma nova coleção, ou por observar no cotidiano e entender alguma necessidade de objeto ou móvel que falte para completar algum lugar nas casas das pessoas e no convívio entre elas”, enfatiza. Inspirada no Casal design de peças foi a acompanhando e ficando cada vez mais forte. “Lembro da primeira vez que ouvi falar dos Irmãos Campana. Meu primeiro contato físico com uma peça dos designers foi no antigo cine bombril, no Conjunto Nacional”, comenta com nostalgia. “Eu era criança e estava com minha mãe. De repente, me vi sentada na peça Vitória Régia”, banco redondo feito em EVA colorido… Foi uma experiência incrível para mim. Nesse momento, sem entender muito desse repertório, percebi o inusitado e o quanto a surpresa agrega em uma peça”, continua a designer. O que Sofia não imaginava nessa época é que anos depois ela acabaria trabalhando no Estúdio Campana e teria cinco anos de experiência ao lado das duas figuras que ela sempre admirou. “Esse trabalho trouxe muitos pontos positivos no meu aprendizado como designer. Admiro e respeito muito o trabalho desses dois importantes designers brasileiros, eles são uma referência e fonte de inspiração para mim”, destaca a artista. Um pouco antes de ter essa experiência no Estúdio Campana, Sofia ingressou na faculdade de Belas Artes, em São Paulo. E foi lá que ela desenvolveu seu primeiro móvel. “A primeira peça que eu fiz foi a cadeira Concreta. Eu lembro que tive muito apoio do meu professor na época que era o Jethero Miranda”, comenta Sofia, recordando que passaram semanas discutindo para conseguir entender qual era o conforto ideal para o encosto de uma cadeira, já que essa peça em específico não tinha um material muito convencional. “A gente estava falando de concreto”, comenta a artista, lembrando que ficaram muito tempo nessa pesquisa de como fazer um móvel de concreto, que essencialmente é um material duro e rígido, mas que precisava ter pontos ergonômicos importantes para criar conforto. Sentindo-se desafiada pela complexidade de desenvolver uma cadeira confortável a partir do concreto, Sofia passou a querer ousar cada vez mais apostando na mistura de diferentes materiais no desenvolvimento de móveis. “Meu processo de criação é muito intuitivo e muito Coleção Tronco Cadeira Concreta, de Sofia Venetucci

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