Móveis de Valor - Edição 237

103 moveisdevalor.com.br riais e se movimentando, então percebeu que aquilo parecia quase como uma dança. “Lem- bro de olhar e pensar que havia uma certa elegância naquilo, uma estrutura esbelta que le- vanta toneladas com movimentos tão suaves. Vi beleza nisso e transformei todo esse sentimento em desenho”, explica o designer, enfatizando que foi assim que surgiu a luminária Grua. Inspirado por ninguém menos de Claudia Moreira Salles, Carlos Motta, Lina Bo Bar- di, Joaquim Tenreiro, Zanine Caldas e Oscar Niemeyer, Vinícius possui um encantamento maior por tudo o que é feito no Brasil. “É como se eu tivesse uma biblioteca mental onde vou amadurecendo a minha leitura e percepção no trabalho de grandes artistas e sempre revisitan- do para desfrutar com outro olhar”, comenta. Segundo ele, sua inspiração vem de uma mistura de memórias afetivas e de elementos da natureza. “A própria madeira me serve de inspiração, seja pela forma ou pela textura e até pela história de demolição que ela carrega”, observa, acrescentando que o banco Contraponto é um exemplo disso. “O fato de ser um material utilizado em vias férreas foi o ponto de partida para o desenvolvimento dessa peça”, enfatiza Vinícius. Sem ter um processo produtivo definido, du- rante a criação de suas peças o designer costu- ma percorrer o caminho da ideia para a materi- alidade. “Geralmente começo com um exercício mental e sensorial de observação e ref lexão, buscando a essência que pretendo passar para a peça. Mas nem sempre o percurso é o mesmo, às vezes o nome vem primeiro, representando o conceito e a forma se adequa a ele, como foi com a cadeira Pipa”, continua o designer. Outro caminho seguido em suas criações é esta- belecer uma temática que vai servir como pano de fundo para o desenvolvimento da peça, como fez ao produzir a linha Brisa, inspirada no li- toral sul da Bahia. “Há também o caminho das memórias afetivas que está presente em tudo o que eu desenvolvo”, destaca Vinícius. Também pontua que seu processo produtivo parte do macro para o micro. Ou seja, ele Vinícius Schmidt, designer de móveis e arquiteto Luminária Grua Banco Contraponto estabelece uma direção que pode ser uma referência de alguma memória, uma paisagem, um sentimento ou a própria função da peça. Em seguida, lança o primeiro rabisco no papel, estabelecendo a forma e a função da peça e vai lapidando o desenho até o resultado satisfatório. “Sempre acabo finalizando o desenho ou decidindo pequenos detalhes durante a própria execução”, pontuando que a madeira também influencia muito nesse processo através de características como proporção, cor, textura e encaixes. Conforme a sua paixão pelo desenvolvimento de peças foi crescendo, Vinícius decidiu fundar o Estúdio Simbiose, focado na confecção de peças de

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