Móveis de Valor - Edição 238

74 moveisdevalor.com.br alertando que precisamos adotar uma nova dinâmica no aprendizado: Aprender, Desaprender, Reaprender Como se amoldar ao futuro? Adaptabilidade organizacional é a capacidade que uma empresa tem de quebrar paradigmas, desafiar os limites e mudar seus métodos, processos, visão e, em alguns casos, até mesmo sua missão. Se reinventar permanente. Para serem bem-sucedidas na era digital, as organizações precisam encontrar formas mais eficientes, seguras e rápidas de atingir seus objetivos, o que implica em disposição e coragem para mudar e se integrar à nova dinâmica do mercado. Esse tema é tão relevante para as empresas que se tornou um dos Fundamentos de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). De acordo com a entidade, a adaptabilidade na esfera empresarial compreende dois atributos fundamentais, capacidade de mudar e f lexibilidade. A capacidade de mudar envolve a identificação da necessidade de mudança (etapa de planejamento) e a implantação da mudança, quando a estratégia é colocada em prática. Já a f lexibilidade é exercitada através da prontidão para resposta, com a revisão de estratégia e tomada de decisão de modo ágil, a fim de acompanhar as transformações do mercado e manter a empresa competitiva. Moacir Moura , palestras inspiradoras para você e sua empresa. Para saber mais: (41) 99958-4518 ou moacirmoura@outlook.com.br O poder da adaptabilidade C apacidade de se adaptar diante de novos cenários ou transformações do mercado e da vida. Qualidade que pode ser aplicada em diversos campos de atividade, sobretudo nas ciências do comportamento, sempre de grande valia para uma época cheia de desafios como a que estamos vivendo atualmente. SoftSkills. Competências emocionais que facilitam se ajustar às mudanças em todas as circunstâncias. Um profissional adaptável a um mundo que muda cada vez mais rápido em todos os aspectos empresariais. Pessoas, produ- tos, processos e tecnologia. O futuro não é mais amanhã. O futuro é hoje e acontece aí no seu trabalho neste momento. Tendência & Realidade . Movimento detectado na década de 90 pelo US Army War College (Colégio de Guerra do Exército dos Estados Unidos) e pelas maiores universidades daquele país, cujos estudos previram que os anos vin- douros seriam marcados por quatro elementos de grande repercussão no trabalho e nos negó- cios mundo afora: Volatilidade, Incerteza, Complexos, Ambiguidade Uma era onde tudo acontece com intensidade e velocidade. A previsão, confirmada era de que nada seria como antes. E não está sendo, principalmente se considerarmos os novos desafios da Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Marketing Digital, ingredientes que estão forçando as empresas a mudarem seus modelos de negócio. Seu mindset também. E agora? Temos as informações fáceis, bem ali a um Google apenas. Mas não bastam o queijo e a faca sempre à mão, precisamos ir além. Precisamos do apetite e da motivação, lembra a filosofa e poetisa Adélia Prado. Alvin Tof ler, economista e futurista norte-americano, abordou o tema sob a ótica do conhecimento, ARTIGO Por Moacir Moura

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz