Móveis de Valor - Edição 239

37 moveisdevalor.com.br menos o custo das merca- dorias revendidas – que exprime o resultado obti- do pelo esforço de venda deduzidos os custos de aquisição de mercadorias – foi de R$ 31,4 bilhões. Já a taxa de margem de comercialização – a divi- são da margem de comer- cialização pelo custo da mercadoria vendida que expressa o quanto uma unidade monetária de custo retorna para a em- presa em forma de lucro – foi de 82,4%. Para se ter ideia dessa grandeza, basta observar que a taxa de margem de comercialização do co- mércio varejista como um todo foi de 36,5%. Con- siderando o somatório de todos os segmentos co- merciais, incluindo venda de veículos, peças e moto- cicletas, mais o comércio atacadista e o varejista, a margem de comercializa- ção foi de apenas 27,9%. Um corte específico nas demonstrações financei- ras do comércio de veícu- los, peças e motocicletas mostra que neste segmen- to foi de apenas 24,7%. Em relação as atividades do comércio varejista, em 2022 cerca de 40% da receita operacional líquida desse conjunto ficaram concentradas em estabele- cimentos com até 19 pes- soas e 35% em empresas com 500 ou mais empre- gados. Dois dados curiosos em relação ao grupo de lojas com até 19 emprega-

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