Móveis de Valor - Edição 239
48 moveisdevalor.com.br ainda possuem baixa maturidade de dados, muitas têm vários sistemas que não se conectam. Muita coisa ainda está baseada em planilhas de Excel, ou análises de forma manual”, diz. “A arquitetura de dados precisa ser refeita e aí voltamos a questão de carência mui- to grande de profissionais que conheçam esse tema. Tem ainda a IA Generativa, ChatGPT e outras para, por exemplo, faz- er a leitura de cláusulas de contratos. Aqui na KPMG estamos testando um modelo que faz o resumo dos emails recebidos durante a semana”, conclui. 10 PRINCIPAIS RISCOS PARA ESTE ANO 1. Ataques cibernéticas; 2. Questões relacionadas aos fatores ESG (meio ambiente, social e governança); 3. Disrupção na cadeia de suprimentos; 4. Disrupção na tecnologia digital; 5. Tensões geopolíticas; 6. Mudanças nas preferências e demandas dos consumidores; 7. Desafios na retenção e atração de funcionários competentes e qualificados; 8. Impacto das mudanças e atualizações regulatórias; 9. Altos preços e escassez no suprimento de energia; 10. Desafios pós-pandemia que afetam as operações setoriais e o impacto social relacionado a isso. SETORES ANALISADOS • Automotivo • Educação • Bens de alto giro • Financeiro • Saúde • Seguros • Indústria de transformação • Mineração • Petróleo e gás natural • Varejo • Telecomunicações • Viagens, lazer e turismo 10 fatores que podem afetar o varejo Lucratividade e liquidez: empresas utili- zam cada vez mais o comércio eletrônico para vender produtos em promoção ou com descontos; desafios maiores em relação ao desempenho do negócio em gerar o fluxo de caixa esperado. Estratégia: comércio eletrônico, os marketplaces e a conversão de lojas com foco em desconto impactam a visão tradicional dos varejistas; investimentos em robôs e automações. Produção e operação: risco resultante da interrupção de atividade causada por greves e paralisações; qualidade e segurança dos produtos e riscos de quebra de estoque. Cliente: taxas de devolução de produ- tos nas compras feitas online são mais frequentes do que em lojas físicas, além de maior incidência de fraudes; declínio dos gastos dos consumidores. Conformidade: restrições sobre as condições comerciais, políticas e de distribuição do País; novas relações co- merciais; mudanças em regulamentações, reforma tributária. Reputação e ética: ameaças associadas à manutenção de altos níveis de qualidade de produtos e serviços; aumento dos riscos reputacionais devido às redes sociais e à internet. Crescimento e concorrência: aumento das pressões para atender à demanda e às ten- dências dos clientes; competição globalizada e diversificação das ofertas de serviços. Saúde, segurança e meio ambiente: mudanças climáticas e desastres naturais; incapacidade de alcançar as metas ESG nos três pilares; pressão para atender às normas de segurança. Tecnologia: aumento de ataques e ameaças cibernéticas; adoção de tecnologias digitais requer novas habilidades e funcionários cada vez mais capacitados, com necessida- de constante de reciclagem e atualização tecnológica. Sociedade e pessoas: êxito da empresa de- pende dos esforços contínuos dos principais colaboradores; responder às necessidades dos clientes, considerando as diferenças de expectativas que cada geração apresenta.
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