Móveis de Valor - Edição 239

70 moveisdevalor.com.br que envolvem as leis de proteção de dados e privacidade têm, digamos, uma “releitura” na- quela região, podendo ser muito mais usada pelas menores restrições legais. Isso explica em boa parte os maiores avanços que ocorrem por lá comparativamente com a realida- de ocidental, onde o tema é muito mais sensível. Mas também é importante consi- derar que a parti- cipação das vendas pelo e-commerce no total das vendas do varejo na Ásia é significativamente maior alavancada por operadores nas- cidos no ambiente da tecnologia e que evoluíram para se transformarem em ecossistemas de negócios com amplo acesso a in- formações geradas por meios de pagamentos digi- tais, social commerce e de troca de mensagens. Quando por exemplo a Tencent integra o WeChat, com seu sistema de pagamento, mais o social commerce e outras dentro de seu Super App, monitorando comportamentos, abre-se uma enorme frente de oportunidades para desenvolver e alavancar negócios alinha- dos com Inteligência Artificial nos mais diver- sos canais. E criando a visão mais próxima da loja e dos centros comerciais e shopping centers do futuro. Da mesma forma, a Amazon avançou em suas diversas frentes de negócios a partir do conhe- cimento e monitoramento do comportamento de consumidores. E incorporou esses elemen- Inteligência Artificial para muito além do varejo “É um cenário ainda, em boa parte, apenas idealizado, já que as combinações pos- síveis no varejo envolvendo produtos, serviços, soluções, educação, informação, perso- nalização, arte, experiências e atendimento inte- grados com tecnologia e digital e potencializados pela Inteligência Artificial estão surgindo aos poucos em iniciativas que ocorrem simultanea- mente nos Estados Unidos, Europa, Ásia e até mesmo na América Latina. É como se todo o mundo se transfor- masse num grande laboratório desti- lando alternativas para desenvolvi- mento e construção do futuro das lojas de varejo.” No estágio anterior as evoluções passavam das lojas conceito da Starbucks em Shangai ou Nova Iorque, às operações Fresh da Amazon nos Estados Unidos e chegavam às iniciativas da Track & Field, Cacau Show ou Boticário em algumas de suas operações no Brasil. Também já envolviam o pagamento por reconhe- cimento facial na China ou Coreia, ou com o uso da palma da mão no self check out ou até mes- mo a mudança do ambiente de exposição de um produto personalizando a experiência segundo o perfil do cliente identificado, também possível em operações iniciais no varejo da China. Todo esse universo que envolve personalização de soluções, serviços e ofertas de fato tem campo para maior e mais rápido crescimento na rea- lidade da China ou Coreia, pois todos os temas ARTIGO Por Marcos Gouvêa de Souza

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