Móveis de Valor - Edição 239

71 moveisdevalor.com.br tos nas suas lojas, integrando com os canais digitais, porém com as limitações da legislação ocidental de proteção de dados e privacidade. Em alguns mercados asiáticos, em especial China, essa integração, acesso e uso dessas informações, potencializada pelo uso da In- teligência Artificial e com menores restrições legais, abriu mais perspectivas para o desen- volvimento de soluções combinando diferentes elementos para maximizar e integrar a ex- periência do consumidor, elevando de forma constante as oportunidades de diferenciar para atrair, reter e fidelizar. PARA MUITO ALÉM DO VAREJO É preciso não esquecer que o que acontece na Ásia, não fica na Ásia. E se espalha pelo mundo pelo projeto estratégico da China de ampliar seu arco de alianças econômicas, políti- cas e tecnológicas em contraponto às restrições que enfrentam nos Estados Unidos e nos países mais alinhados com a causa norte-americana. Esse quadro traz consequências diretas para a América Latina. E mais especialmente para o Brasil, por conta de seus recursos naturais e para muito além do varejo, envolvendo todos os possíveis aspectos que exigiriam um pensamen- to mais estratégico e de longo prazo. A REALIDADE ESTÁ CONFIGURADA A China em seu projeto estratégico tem defi- nido que a liderança global no futuro estará apoiada em boa parte no trinômio “educação, tecnologia e digital” e concentra recursos, pes- quisa e desenvolvimento nessas frentes. Seu projeto envolve num primeiro momento a Ásia, como o faz com a New Silk Road Initia- tive, desde 2013, e avança também para África e Oceania, chegando na América Latina, onde posição, protagonismo e recursos do Brasil são dominantes. Ficam a ref lexão, a configuração do cenário es- tratégico e os desafios e oportunidades à frente. Para muito além do varejo. *Publicado originalmente em Mercado&Consumo Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo

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