Móveis de Valor - Edição 239

95 moveisdevalor.com.br conscientes, estéticos e comprometidos com propósitos, o que faz com que eles busquem se identificar com o que consomem. “A tendência é que as pessoas passem a con- sumir cada vez menos, porém irão priorizar itens com alta qualida- de e valor agregado”, conclui o especialista. MÓVEIS PADRÃO X MÓVEIS DE LUXO Para entender melhor sobre esse universo, primeiro é preciso compreender as dife- renças entre móveis padrão e móveis de luxo, afinal, o que os torna tão excêntricos e tão desejados? Dentre os principais diferenciais, um fator que faz com que o valor agregado delas aumente potencial- mente é a exclusivi- dade, ou seja, quanto mais rara a peça, mais necessidade de se firmar em projetos de interiores com mais personalidade, histórias e novidades. “As empresas começaram a perceber que é preciso entregar mais do que um lugar de viver ou traba- lhar com qualidade arquitetônica, é preciso pensar em locais onde conexões entre pessoas possam ser realizadas e a qualidade de vida possa ser verda- deiramente percebida”, observa Adriano. Segundo a Mordor Intelligence, devido ao grande valor estético e a durabilidade, os móveis luxuo- sos feitos de madeira e metal prometem desper- tar cada vez mais interesse nos consumidores. Além disso, o desenvolvimento de mobiliários de luxo ecológicos e polivalentes também podem fa- zer o mercado brasileiro promover sua expansão para outros países. “Olhando para o segmento de alto padrão percebo uma projeção positiva para o crescimento das vendas nos próximos anos”, pontua Adriano. “O Brasil tem tomado muita visibilidade no exterior e nas diversas regiões que formam nosso país. Está cada vez mais evidente que temos uma assinatura própria, materiais únicos e tradições que se encontram em peças que contam histórias, além de entregarem suas funções”, continua o comunicador. No entanto, ele pontua que ainda temos muito o que aprender, desenvolver e estabelecer para que o design brasileiro seja ainda mais visto e lembrado. E isso leva tempo e exige que mais marcas nacionais se dediquem a esse trabalho. “Há muito espaço para os que verdadeiramente querem fazer a diferença com extrema quali- dade, trazendo muito do regiona- lismo e da identidade brasileira, que estão em alta, e se fortaleçam no mercado nacional e internacio- nal”, comenta. “E eu não vejo essa tendência saindo cedo de cena, ao contrário, acredito que as marcas que investirem nisso serão cada vez mais valorizadas, à medida que mais destaques sejam conhecidos ou lembrados, porque na história do nosso país há muito o que explo- rar e reviver”, acrescenta. Adriano também pontua que olhan- do para o futuro percebe que os consumidores estão cada vez mais Materiais nobres de alta qualidade, madeiras exóticas, metais preciosos e estofamentos luxuosos são marcas registradas dos móveis de luxo Adriano Tadeu Barbosa, comunicador especialista emmercado de luxo, arquitetura e design

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz