Móveis de Valor - Edição 239

96 moveisdevalor.com.br sua conservação já aplicado no produto”, obser- va. “Estes materiais que vêm da natureza, como as fibras naturais, as rochas e a madeira, são rastreados, mapeados e trazem em si a preocu- pação de serem altamente sustentáveis em todo o processo produtivo”, explica o especialista, apontando que a raridade e a excentricidade das matérias-primas são os pontos-chaves para se obter um móvel de luxo. COMO ACRESCENTAR MAIS VALOR A UM MÓVEL? Para o designer de móveis Bruno Faucz, o pri- meiro passo na hora de desenvolver um móvel com alto valor agregado é entender o universo do consumo de luxo para, então, conseguir projetar peças cada vez melhores. “Entendo que temos algumas etapas, primeiro passamos por um produto bem desenhado, com boas proporções, que seja aprazível ao consumidor, afinal ninguém compra algo feio, então em primeiro plano que o produto precisa agradar o olhar”, observa o desig- ner. “Depois desse momento é hora de o cliente testar o produto. Se ele gostou de uma poltrona, por exemplo, o próximo passo é sentar-se, então é crucial estar atento aos melhores padrões de ergonomia”, continua Faucz, pontuando que, se o produto tem uma boa ergonomia, o cliente vai criar uma melhor percepção sobre sua qualidade. O designer também enfatiza que a madeira uti- lizada, as costuras e o acabamento são detalhes imprescindíveis para os clientes tirarem suas conclusões sobre uma peça de móvel de luxo. “É por isso que cada etapa de confecção soma na percepção de valor sobre o produto”, enfatiza Faucz, destacando a importância de os clientes entenderem a diferença entre quanto custa e quanto vale um móvel. “Valor é diferente de custo, se eu superei as expectativas em todas as etapas, possivelmente terei criado uma boa percepção de valor, o que fará com que o clien- te aceite o preço, pois o produto tem entrega e comprá-lo é um bom negócio”, pontua. FERRAGENS DE ALTO PADRÃO Concluímos até aqui que as escolhas de maté- rias-primas, espécie da madeira, acabamentos de superfícies, tecidos, espumas, entre outros materiais que compõem um produto são o que transforma um móvel padrão em um móvel de luxo. Mas devemos lembrar de outro item que Bruno Faucz, designer de móveis cara ela poderá ser. Além disso, os móveis de luxo são conhecidos por ter maior dura- bilidade e costumam ser produzidos com materiais nobres de alta qualidade, como madeiras exóticas, me- tais preciosos e estofa- mentos luxuosos. “A qualidade absoluta nos materiais utiliza- dos, desde pequenos parafusos ao que reves- tem as peças, é o que diferencia esses mó- veis”, enfatiza Adria- no. “A mão de obra empregada em toda cadeia, da fabricação ao pós-venda também costuma ser diferencia- da”, continua o espe- cialista, acrescentando que, para trabalhar com esse segmento, é necessário fazer inves- timentos constantes em testes e protótipos, até conseguir entregar a combinação perfeita entre design, conforto e usabilidade. De acordo com Adria- no, a preocupação com as matérias-pri- mas dos móveis de luxo está muito ligada ao que o mercado da moda aplica em sua concepção, como o couro sendo um dos principais exem- plos. “Esse material é cuidadosamente desenvolvido desde a criação do animal até a preparação para

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