Móveis de Valor - Edição 240

23 moveisdevalor.com.br Segundo a pesquisa da Mordor Intelligence, o mer- cado de móveis é projetado para alcançar um valor de US$ 688,74 bilhões em 2024, com uma expec- tativa de crescimento para US$ 903,14 bilhões até 2029. Isso representa um crescimento a uma taxa composta anual (CAGR) de 5,57% durante o perío- do de 2024 a 2029. Inclusive, cabe lembrar que a pandemia da Covid-19 alterou drasticamente o panorama da indústria moveleira. As interrupções na cadeia de abastecimento e a proibição temporária do comércio global tiveram um impacto significativo nos países que dependiam fortemente das impor- tações de mobiliário. A pandemia levou cerca de 58% da população mundial a aderir à política de permanência em casa por um período prolongado, de acordo com os dados da Mordor Intelligence, motivando os clientes a otimizarem as suas casas e mobiliário em resposta ao aumento do tempo passado em casa. O que, consequentemente, mostrou a im- portância de investir na melhora da automatiza- ção de processos e digitalização. Com base em todas essas informações, é impor- tante deixar claro que o gerenciamento logísti- co não é apenas uma questão de transporte de produtos, considerando a linearidade entre o ponto A e o ponto B. Na realidade, trata-se de uma operação muito mais complexa, que abrange desde a aquisição de matérias-primas até a etapa de entrega final ao consumidor. Ainda nessa pers- pectiva, uma logística eficiente garante que todos os produtos sejam entregues de forma segura, no prazo estipulado e com o menor custo possível, além de reduzir desperdícios. Por falar em custos, Luigi Sceppa Gonzaga, executivo comercial do Koncili – conciliador financeiro para marketplaces, uma entrega malfeita traz consequências financeiras ao vende- dor. “Atendemos vários clientes do segmento de móveis e sabemos que, ao vender em uma vitrine de marketplace, o lojista está sujeito a possíveis penalidades ou problemas com cancelamentos se a entrega não for efetuada corretamente, danifi- cando produtos, ou os extraviando. Tudo isso vai gerar um impacto na performance das vendas e rentabilidade”, afirma. Ele acrescenta que “pequenas e médias empresas que possuem uma logística com um parceiro seguro, podem evitar muitos problemas com cancelamentos e penalizações. Isso por si só ajuda mais do que apenas um fornecedor mais barato, tendo em vista que você acaba economizando em uma cotação, mas gastando em retrabalho”, acredita. Luigi Gonzaga resume bem: “A balança de ter um preço atrativo junto a logística própria ou aderindo a logística do marketplace em que a loja está inserida, deve levar em consideração não somente preço, mas a agilidade e segurança dessa entrega, garantin- do um tripé sustentável”. QUAISOSMAIORES DESAFIOSNOSETOR DEMÓVEIS? A logística no setor de móveis também en- volve o gerenciamento de grandes volumes e dimensões de produ- tos, que exigem cuida- dos especiais durante o transporte e arma- zenamento. Assim, um planejamento logístico bem estruturado pode ser a diferença entre manter a competitivi- dade no mercado ou perder clientes para concorrentes mais ágeis e eficientes. É nesse ponto que encon- tramos dificuldade em Um bom processo logístico garante que produtos sejam entregues de forma segura e no prazo estipulado Luigi Sceppa Gonzaga, executivo comercial do Koncili

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