Móveis de Valor - Edição 240
27 moveisdevalor.com.br OWalmart está expandindo sua plataforma adi- cionando relógios usados, cartões colecionáveis e produtos de beleza de alta qualidade para atrair mais clientes e competir com Amazon e eBay. OWalmart viu as vendas aumentaremmais de 30% por quatro trimestres consecutivos, com forte crescimento em produtos para animais de estimação e categorias de beleza. TomWard, diretor de comércio eletrônico da gigante online, explica que "quando os clientes pesquisam algo, eles querem ver uma variedade de resultados, não apenas alguns". Entre as novas mar- cas estão grifes de luxo como Michael Kors e Cartier. A Ikea vai lançar ummarketplace de móveis de segunda mão, num esforço para competir com outras plataformas, como é o caso do eBay. O “Ikea Preowned” será testado emMadri, capital de Espanha, e emOslo, capital da Noruega, até o final do ano, com o objetivo de lançar a plataforma de compra e venda de móveis usados em nível global, afirmou Jesper Brodin, CEO da Ingka, o principal operador de lojas Ikea, citado pelo “Financial Times”. Atualmente, a empresa já compra, em Portugal, mó- veis de segunda mão de seus clientes, revendendo-os nas lojas físicas. A nova plataforma é mais ambicio- sa, diz o jornal, pois pretende chegar ao mercado de segunda mão através do qual os clientes vendem os produtos diretamente uns aos outros, usando plata- formas digitais. Esta é a primeira experiência da Ikea no mercado de bens em segunda mão, depois de já ter testado plataformas de terceiros, como a Tmall, da Alibaba, na China, para vender móveis novos. A preocupação do recommerce vai além do meio ambiente, da redução do desperdício ou de uma nova fonte de receita. Ele promove a economia circular, incentivando a reutilização e o prolongamento da vida útil dos produtos, representando uma tendência irreversível, com um potencial de crescimento signifi- cativo nos próximos anos. As grandes redes mundiais que estão investindo nessa área estão se posicionan- do para liderar o futuro do consumo sustentável. O recommerce está em evolução, impulsionado pela conscientização ambiental, o avanço de tecnologias e as mudanças nos hábitos de consumo. Algumas tendências estão moldando o futuro desse mercado e é importante conhecê-las para entender para onde está caminhando. A primeira é a integração com a Inteligência Artificial, na medida que irá permitirá personalizar ainda mais a experiência do consu- midor, recomendando produtos específicos com base em seus histó- ricos de compra, prefe- rências e estilo de vida. Além do que, a IA otimizará o gerencia- mento de estoque das plataformas de recom- merce para identificar quais produtos têm mais saída e quais estão obsoletos – isso será fundamental para autenticar produtos de luxo usados e, ao mes- mo tempo, combater a venda de falsificações. Por falar em mercado de luxo, é bom lembrar que o recommerce per- mite que mais pessoas tenham acesso a peças exclusivas a preços mais acessíveis. Outro ponto que chama a atenção é a experiên- cia do consumidor. A realidade aumentada, por exemplo, permitirá que os consumidores visualizem como uma peça de roupa ficará em seu corpo antes de comprar. As platafor- mas de recommerce também estão criando comunidades online que os usuários possam compartilhar as suas experiências, dicas e inspirações. Algumas empresas estão inves- tindo em projetos de compensação de carbo- no para neutralizar sua pegada ambiental.
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