Móveis de Valor - Edição 240

37 moveisdevalor.com.br que haja pessoas certas nos lugares certos”, comenta o empresário. Para Stéfano é preciso avaliar se a equipe atual suporta a operação de mais uma unidade sem comprometer a qualidade do serviço. “Se a loja matriz depende de sua presença para funcionar bem, a expansão pode sobrecarregar ainda mais a operação. Nesses casos, o ideal é identificar e treinar líderes dentro da equipe que possam assumir responsabilidades maio- res, garantindo que a matriz continue a operar eficientemente enquanto você se concentra na nova unidade”, ensina. Para ele, treinar e preparar a equipe para a expansão não é uma tarefa que se resolve em dias. O recomendável é começar esse processo meses antes da abertura da nova loja, permitindo que os funcionários adquiram as habilidades e conhecimentos necessários para gerenciar suas novas responsabilidades. “Esse treinamento pode incluir aspectos como gestão de estoque, atendi- mento ao cliente, controle financeiro e até mesmo liderança e resolução de problemas”, destaca. Outros pontos mencionados por ele são: criar uma estrutura clara de hierarquia e atribuir papéis específicos a cada membro da equipe e garantir que haja uma estrutura de suporte robusta para a nova loja, que inclua de logís- tica de abastecimento até a administração do dia a dia. É importante lembrar que a cultura organizacional deve ser mantida e reforçada em todas as lojas. Quando se fala em planejamento logístico é recomendável ter uma estratégia clara para a gestão de estoque. Um depósito centralizado pode simplificar o controle, reduzir custos, a melhoria dos níveis de estoque, além de evitar excessos ou faltas. Essa abordagem, porém, exi- ge uma logística eficiente para garantir que os produtos cheguem às lojas no momento certo, sem atrasos que possam prejudicar as vendas. Stéfano lembra que hoje o varejista de bairro não concorre mais com o varejista do bairro, concorre os marketplaces da China, Estados Unidos e do Brasil. “A régua no varejo vem subindo muito. Fazer varejo bem-feito está ficando cada vez mais difícil. Olho para tudo isso e pergunto: como posso colocar toda essa minha inteligên- cia para que o peque- no varejista brigue com os grandes? E, também: como produzir conteúdo para que ele aprenda a tomar decisões”, conclui o CEO. Stéfano Willig, CEO da startup QuantoSobra Dicas importantes antes de abrir um novo ponto comercial Realizar uma análise detalhada do desempenho da loja matriz é crucial para garantir que a expansão seja fundamentada. Ter uma clara compreensão de suas margens de lucro, fluxo de caixa e reservas financeiras para melhor decisão. Definir processos internos eficientes na loja é essencial, abrangendo desde a gestão de estoque até o atendimento. Avaliar o lucro líquido da loja atual; é importante, pois indica se há base financeira para expandir. Expandir para outra cidade pode exigir adaptação ao público local e gerenciar a operação à distância com eficácia. Pesquisar o mercado para garantir demanda suficiente; se houver muita concorrência, ajuste seu posicionamento para atrair clientes. Recomenda-se ter seis meses de despesas em caixa para garantir estabilidade caso a nova loja falhe. Considerar os custos de fechar a loja, incluindo devolução do imóvel, demissões e ajustes necessários, se o negócio falhar.

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