Móveis de Valor - Edição 241

65 moveisdevalor.com.br um aumento significativo no número de países parceiros comerciais, tanto no Ocidente quanto no Oriente”, atestou, defendendo a possibilida- de de o Brasil crescer mais significativamente a sua produção sem comprometer o meio am- biente, explorando novas tecnologias e práticas sustentáveis. “O futuro do varejo passa pela sustentabilidade e pela digitalização”, ressaltou. EDUARDO GIANETTI A visão otimista do varejo também foi compartilhada pelo economista Eduardo Gianetti da Fonseca. Argumentou que a era da hiperglobalização está terminando, marcada por uma maior fragmentação das cadeias de produção e uma busca por maior autonomia nacional. “Essa mudança, embora possa gerar incertezas, também traz oportunidades para o Brasil. O país, com sua vasta diversidade e recursos naturais, está bem- posicionado para se beneficiar desse novo cenário, diversificando seus fornecedores e fortalecendo sua cadeia produtiva”, ponderou. Gianetti defende a necessidade de criar um ambiente de negócios mais favorável no Brasil, incentivando o empreendedorismo e a inovação. “Ao reduzir a burocracia, simplificar a legislação e investir em infraestrutura, o país pode atrair mais investimentos e gerar mais empregos”, afirmou. No caso específico do varejo, as empresas devem focar em alguns pilares, como eficiência e produtividade; inovação; criatividade e coragem necessária para tomar decisões e arriscar. PEDRO JANOT Com passagens pela Richards, Zara e Azul, Pedro Janot apresentou uma visão abrangente sobre o cenário do varejo local e global, rica em insights e exemplos práticos. Ao destacar os pontos fortes e fracos do varejo brasileiro, frisou que os diferenciais competitivos do Brasil são a capacidade de adaptação dos brasileiros, criatividade no marketing e nas vendas, e forte conexão humana. “Essas características podem ser exploradas para criar experiências de compra únicas e memoráveis”, elogiou. Entre os desafios citou a complexidade da logística, a elevada carga tributária e a defa- Ex-jogador Zé Roberto, palestrante convidado Destaque foi o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes Economista Eduardo Gianetti da Fonseca sagem em relação à inteligência artificial. Janot lembrou que a NRF 2024 serviu como referência para discutir as prin- cipais tendências globais. Destacou a sustentabilidade, a experiência híbri- da (combinação de online e off line) e as inovações tecnológi- cas como pilares para o futuro do varejo. “Esse futuro está em ser global com cora- ção local. As empresas devem buscar a expan- são global, mas sem perder de vista a im- portância de entender e atender às necessida- des dos consumidores locais”, lembrou. ANA BEATRIZ BARBOSA Médica psiquiatra, Ana Beatriz Barbosa mostrou uma pers- pectiva inovadora so- bre a importância da inteligência emocio- nal nos negócios, que vai além do simples controle das emoções, sendo a habilidade de entendê-las e gerenciá-las. Para desenvolver a inte- ligência emocional o primeiro passo é o autoconhecimento: conhecer o seu pro- pósito de vida, suas forças e fraquezas, permite que você tome decisões mais assertivas e construa relacionamentos mais saudáveis. Médica psiquiatra, Ana Beatriz Barbosa

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