Móveis de Valor - Edição 241

69 moveisdevalor.com.br Ecosystem e a Cacau Show, que vai transformar a experiência do consumidor. O local trouxe toda a sinergia da tecnologia para transformar a maneira como os consumidores interagem com as marcas, proporcionando uma experiência única, imersiva e personalizada. O AVANÇO DA IA A IA dominou grande parte dos temas, como impactar o consumidor na forma como ele pesquisa e escolhe produtos. “Ela existe há muito tempo. Mas IA Generativa é diferente. Toda a parte operacio- nal vai ser engolida. A burocracia vai ser engolida pela IA, mas a parte estratégica, não”, advertiu Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Adminis- tração do Magazine Luiza. “Temos uma fase de aprendizado em IA, mas que terá que ser muito rápida, para não sermos atropela- dos por ela”, frisou. A empresária reforça que o mercado tem que se adaptar. “Tem que buscar o estratégico, pensar em inovação e no que pode ser feito de dife- rente. Porque a IA vai ocasionar uma mudança profunda em tudo o que é operação. Movimento não é necessariamente produtividade. A gente vai deixar de movimentar muito para produzir mais, porque vai ter alguém muito rápido para produzir para a gente”, revelou Luiza. Pesquisa aponta queda na relevância do ESG no varejo A importância das práticas ESG (Am- biental, Social e de Governança) no comportamento de compra dos brasilei- ros está em queda. É o que revela o estudo “Impacto do ESG no Varejo 2024”, realiza- do pela Mosaiclab, empresa de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Vare- jo, que analisou cerca de três mil situações de compra em 10 categorias-chave do varejo. O resultado é que o impacto ESG caiu de 50% em 2023 para 43% em 2024. “Quando o bolso aperta, as pessoas tendem a priorizar preço e conveniência sobre questões mais amplas, como sustentabilidade. Embora ainda valorizem os esforços das empresas em áreas como reciclagem e combate ao desmata- mento, o ESG acaba ficando em segundo plano na hora de escolher onde e como gastar”, afirma Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab. As expectativas dos consumidores em relação às ações ESG das empresas permanecem altas. DESTAQUES Apesar de 88% dos consumidores considera- rem o tema importante, isso não se traduz em escolhas práticas devido a vários fatores. Há um crescente ceticismo em relação às prá- ticas ESG das empresas, com muitos consumi- dores desconfiando de ações de greenwashing. Produtos sustentáveis frequentemente têm preços mais altos, o que impede os consumi- dores de optar por esses itens em um contexto de instabilidade econômica. Cerca de 41% dos consumidores ainda não sabem o que é ESG, o que demonstra a neces- sidade de uma comunicação mais eficaz por parte das empresas. Mais de mil pessoas conheceram a integração de IA no Shop AI Cacau Show Lab by Gouvêa Ecosystem “Tem de buscar o estratégico, em inovação e fazer diferente. Porque a IA vai ocasionar uma mudança profunda em tudo”

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