Móveis de Valor - Edição 241

71 moveisdevalor.com.br Para Marcos Gouvêa, a IA está criando um cenário onde os consumidores podem desfrutar de uma ex- periência de compra mais competitiva e personalizada, en- quanto os varejistas têm a oportunidade de otimizar suas operações e acelerar processos decisórios. Além disso, há uma expectativa crescente de que os avanços em IA resultarão em be- nefícios econômicos a longo prazo, com muitos acreditando que a tecnologia com- pensará seus custos. O FUTURO DO VAREJO FÍSICO A pandemia catapul- tou o e-commerce. E as lojas físicas? Está sendo transfor- mada em um local de experiências para o consumidor. E, por que não, de persona- lização e até exclu- sividade? De acordo com especialistas, a loja física atuará como algo único. “Daqui 10 ou 15 anos imagino que em cada loja, você só vai con- seguir comprar aque- le produto específico lá. É o único jeito de manter o apelo para a pessoa visitar a loja”, projetou Munir Trad, diretor sênior de Planejamento Integrado da Puma América do Norte. Fique de olho nestes insights Fazer o básico bem-feito. Colocar o consumidor no centro de toda e qualquer operação vai por esse caminho. Antes o preço era o mais importante. Hoje ele compete com a agilidade do atendimento. As vendas globais do varejo deverão aumentar entre 3% e 4% nos próximos anos. E a pergunta que varejistas e fabri- cantes fazem é “como garantir que vai acompanhar essa expan- são”? Isso forçará as empresas a serem mais estratégicas em seus investimentos para manter o ritmo de crescimento. O e-commerce continuará sua trajetória de crescimento. Deve atingir US$ 7 trilhões até 2025. Varejistas terão que se adequar às expectativas dos consumido- res, garantindo uma operação integrada entre o ambiente online e físico. 61% dos consumidores brasi- leiros acreditam que a IA pode aumentar a competitividade por meio de melhores preços, confor- me a pesquisa “IA no varejo”, da Latam Retail Show junto com a QualiBest; 26% consideram que a IA trará benefícios por meio de processos de compra mais rápi- dos e eficientes. 76% afirmaram que a IA pode ajudar a melhorar a qualidade dos produtos oferecidos pelas lojas, tanto por meio de melhores recomendações quanto pelo con- trole de qualidade. Apenas 20% disseram que a IA não afetará a qualidade do produto. 80% se mostram dispostos a adotar novas tecnologias de pa- gamento baseadas em IA, como reconhecimento facial e biome- tria. Entre 25 e 44 anos, a ade- são a essas soluções ultrapassa 50%, mas 39% expressam preocupações com a seguran- ça dessas tecnologias. Problemas na cadeia de suprimentos continuarão a ser um grande desafio para o varejo global, com muitos fatores fora do controle das empresas, como crises glo- bais e disrupções logísticas. A falta de estoque pode afetar a percepção dos consumidores. A eficiência no gerenciamento de estoques será um diferen- cial importante para manter a fidelidade do cliente. O retail media (mídia de varejo) deve atingir US$ 100 bilhões até 2026. E o Brasil é um dos países que mais rapidamente adotam essa tecnologia. Com a crescen- te influência do retail media, os varejistas terão que integrar campanhas de mídia com seus estoques, ajustando suas es- tratégias em tempo real para maximizar os resultados. A pesquisa da McKinsey aponta que a ‘grande ideia’ no marketing nesta década é a comunidade. Marcas que utilizam este método têm um engajamento superior com sua base de clientes, com mais de 75% do conteúdo sobre a mar- ca sendo gerado pelo usuário e mais de 40% do tráfego online convertido em vendas. Marca que não olha para a comunida- de está muito atrasada.

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